Questões da prova Unespar 2018

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2018. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Observe o mapa do Brasil:

A área brasileira assinalada no mapa corresponde ao domínio morfoclimático:


Questão 42:

A fronteira agrícola é um termo criado para definir a região do país que “sofre” com o avanço das práticas agrícolas devido às devastações das florestas. A fronteira agrícola representa uma área que é “mais ou menos” definida pela expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural. Desta forma, nos últimos anos vem se destacando uma região brasileira que recebeu o acrônimo de “Matopiba”.

Sobre essa nova fronteira agrícola, podemos afirmar corretamente que:


Questão 43:

As curvas de nível nada mais são do que as próprias isoípsas, ou seja, são linhas que unem os pontos que têm a mesma altitude medida a partir do nível do mar. Considere a gráfico e, a seguir, assinale o item CORRETO da representação.

 


Questão 44:

O pensamento geopolítico brasileiro classificou, no século passado, alguns países da América do Sul como “prisioneiros geopolíticos”. Assinale a alternativa que apresenta os países e o motivo pelo qual são assim denominados:


Questão 45:

Para responder a esta questão, considere o mapa do relevo paranaense.

Assinale a alternativa INCORRETA:


Questão 46:

A colonização da América Portuguesa nos séculos XVI e XVII pode ser caracterizada:


Questão 47:

“Os cercamentos tornaram-se, do ponto de vista popular, o bode expiatório das desarticulações inevitáveis em uma redistribuição e realocação da terra de tamanha envergadura, mas não há dúvida de que somente foi possível alimentar os milhões de ingleses a mais ao preço de muito sofrimento individual por parte de tantos pequenos camponeses”.
STONE, Lawrence. Causas da Revolução Inglesa (1529 – 1642). Bauru: EDUSC, 2000.p. 131.

A promulgação da lei dos cercamentos na Inglaterra do início do século XVIII:


Questão 48:

“Coxinhas”, “petralhas”, “mortadela”, “reaça”, “esquerdopata”, “elite branca”, são termos que circulam na internet nos últimos anos e denotam, para além do humor, um desequilíbrio na percepção partidária política nacional, uma vez que vozes dissonantes se fazem ouvir nas diversas manifestações pelo país e, principalmente, nas redes sociais. Após ter ocupado, desde a Revolução Francesa e ao longo dos séculos XIX e XX, um papel central como sistema classificatório de partidos políticos, a escala esquerda-direita passa, nas últimas duas décadas, por uma reavaliação de seu potencial explicativo. Ao resgatar a origem dos termos direita e esquerda durante o processo revolucionário francês, iniciado em 1789, é CORRETO afirmar que:


Questão 49:

Sobre a Primeira Guerra Mundial é CORRETO afirmar que:


Questão 50:

Uma das diferenças essenciais entre os processos de Independência da América Espanhola e da América Portuguesa está no:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11