Questões da prova Unespar 2018

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2018. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

“As novidades dos movimentos sociais e culturais de 1968 levaram o jornalista Zuenir Ventura a chamá-lo ‘o ano que não terminou’, pois, as bases em que se apoiam as sociedades do presente teriam um forte laço de continuidade com aquele ano de ruptura com o passado.

[...] O comportamento das pessoas também mudava, os sentimentos e as práticas de rebeldia contra a ordem e de revolução por uma nova ordem fundiam-se criativamente”.

RIDENTI, Marcelo. 1968: rebeliões e utopias. In: AARÃO, Daniel.et al. O século XX. O tempo das dúvidas. Do declínio das utopias às globalizações. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social e cultural. Sobre os movimentos sociais que marcaram o ano de 1968, assinale a alternativa CORRETA:


Questão 52:

Sobre a História do Paraná, analise as proposições abaixo:

I - Ainda antes da emancipação política do Paraná, em 1853, o tropeirismo constituiu-se em uma importante atividade social e econômica, que propiciou a fundação de centros urbanos, como Campo Largo, Lapa, Castro e Ponta Grossa.
II - A imigração japonesa no Paraná, na primeira metade do século XX, foi fundamental para a produção e exportação da erva mate, um dos principais produtos na história econômica do Paraná.
III - A alta produção de café no novo norte paranaense entre as décadas de 1940 e 1960 foi viabilizada por uma conjunção de fatores, entre os quais clima, fertilidade da terra, incentivos governamentais, ferrovias e farta mão de obra migrante e imigrante.

Assinale a alternativa CORRETA:


Questão 53:

Leia os trechos abaixo:

Trecho I: “Para os oficiais-generais, o envolvimento das Forças Armadas na repressão se tornaria um grande problema, haja vista a imagem negativa com que ficara diante de parte da opinião pública em função dos episódios de tortura e assassinato. Eles tentaram justificar-se alegando desconhecimento, sustentando que os casos extremos seriam ‘excessos’ cometidos por subalternos descontrolados. Hoje, entretanto, existe abundância de provas que indicam o comprometimento desses homens com as práticas de tortura e assassinato – tidas pelo ‘moderado’ general Geisel, ex-presidente da República, como um ‘mal necessário’”.

Trecho II: “Não devemos ter uma perspectiva vitimizadora da sociedade, que teria sido integralmente abatida pela ditadura, como se todos fossem democratas [...] o golpe contou com o apoio de expressivos setores da sociedade. Do mesmo modo, o ‘milagre brasileiro’, durante o qual a classe media pôde comprar carros, eletrodomésticos e imóveis, tornou o general Médici popular e, enquanto durou, legitimou o regime militar. A eventual eficácia econômica compensa a falta de liberdade?”.

Trechos extraídos de: FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015. p. 86-87.

Assinale a alternativa CORRETA:


Questão 54:

Os versos acima são de Literatura de Cordel, uma manifestação cultural popular muito comum no nordeste brasileiro, que, com frequência, emite posicionamento político acerca de determinados eventos. No trecho citado, o autor da poesia, Raimundo Santa Helena, descreve sua perspectiva sobre a situação na qual o Brasil se inseria no começo da década de 1990. Com base na poesia e no contexto político do governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, identifique a alternativa INCORRETA:


Questão 55:

“Três morrem em marcha de supremacistas brancos nos EUA

Pelo menos três pessoas morreram neste sábado (12) em Charlottesville, uma cidade universitária de 47 mil habitantes no Estado da Virgínia que virou palco simultâneo da maior manifestação de supremacistas brancos do passado recente dos EUA e de um protesto antirracismo [...] A manifestação deste sábado foi convocada por grupos supremacistas brancos para protestar contra a decisão de retirar uma estátua do general Robert E. Lee (1807-70) de um parque local. Lee comandou as tropas confederadas na Guerra Civil dos EUA (1861-65), quando Estados do Sul lutaram para se separar do Norte abolicionista e manter seus escravos. A decisão segue a de outras cidades do Sul de retirarem símbolos confederados, que remetem ao passado escravocrata do país, de prédios e parques públicos [...] Um pequeno grupo que se identificava como milícia, vestido com roupas camufladas, carregava escudos e armas de grosso calibre. Já os manifestantes antirracismo marcaram um contraprotesto diante de uma estátua do presidente Thomas Jefferson (1743-1826), que fundou a universidade e cuja fazenda fica nos arredores. Quando os grupos se cruzaram, houve troca de agressões, arremessos de objetos e uso de gás pimenta. A polícia ordenou toque de recolher. Os supremacistas – que já haviam realizado uma marcha na noite anterior com tochas e palavras de ordem contra negros, homossexuais, judeus e imigrantes – planejavam atrair 6.000 pessoas. Após um site de locação de quartos para hóspedes boicotar os interessados em comparecer, conseguiram reunir algumas centenas. Os organizadores são ligados à chamada “alt-right” (direita alternativa, bastante vocal após a eleição de Trump) e alegam que o avanço dos direitos civis para minorias levará à sua extinção”.
Folha de São Paulo, 13/08/2017. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/08/1909433-extremadireita-
e-grupos-anti-racismo-se-enfrentam-em-confronto-nos-eua.shtml. Acesso em 14 de agosto de 2017.

Com base no trecho acima e nos conhecimentos históricos, considere as alternativas:

I – Os monumentos, como as estátuas mencionadas na reportagem, podem ser entendidos como artefatos para homenagear e preservar certos valores e/ou ações na época de sua confecção e para gerações futuras.
II – Os conflitos em Charlottesville têm raízes históricas e nos remetem a eventos como a Guerra de Secessão, nos EUA, e o Holocausto, na Alemanha.
III – A retirada da estátua do general Robert E. Lee é resultado de uma reinterpretação do passado à luz de novos princípios e condutas desejados por determinados grupos no presente.
IV – O passado escravocrata de países como os Estados Unidos e o Brasil foi simbólica e legalmente encerrados no século XIX, período em que os preconceitos raciais foram socialmente abolidos.


Questão 56:

Considere as seguintes afirmações a respeito dos números naturais:

I. Entre 1 e 10 existem exatamente 8 números naturais.
II. De 1 até 10 existem exatamente 9 números naturais.
III. De 0 até 10 existem exatamente 10 números naturais.
IV. Entre 0 e 10 existem exatamente 9 números naturais.
V. Entre dois números naturais x e y, com x < y, existem exatamente (y — x) números naturais.


Questão 57:

Considere as afirmações abaixo a respeito da Figura 01 que é formada por quatro circunferências de mesmo raio centradas nos vértices do quadrado.

I. Se o raio das circunferências tem medida R, então a área do quadrado mede R2.

II. Se o lado do quadrado tem medida R, então a área de cada círculo será de 

III. Se o raio das circunferências tem medida R/2, então a medida do comprimento de cada uma é πR.

IV. A medida da área da região hachurada (cinza) é igual a medida da área do quadrado menos a medida da área de um dos círculos.

V. Se o raio das circunferências tem medida R, então a área da região hachurada possui medida R2(1-π).


Questão 58:

Considere as afirmações abaixo a respeito de anagramas que podemos construir com a palavra UNESPAR.

I. O número de anagramas que começa com a letra U é múltiplo de 5.
II. O número total de anagramas é menor que 1000.
III. O número de anagramas que começa com uma vogal será de 3 X 6! .
IV. O número de anagramas que começa com uma vogal será de 3 X 4! .
V. O número total de anagramas é de 7! .


Questão 59:

Considere as afirmações a respeito do polinômio 

I. P (x) tem grau 2 se, e somente se, m = 5.
II. P (x) tem grau 3 se, e somente se, m ≠ 5.
III. Não existe valor de m para que P (x) tenha grau 2.
IV. Se m = 5, então P (x) terá grau 1.
V. Se m = –5, então P (x) terá grau 1.

 


Questão 60:

Considere as seguintes afirmações:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11