Questões da prova Unespar 2018

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2018. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

De forma geral, admitimos que a filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga, no período que compreende do século VI ao século V a.C., e que uma série de fatores contribuiu para esse surgimento. Mesmo considerando que a diversidade dos fatores que promoveram o início da reflexão filosófica nos leva à conclusão de que seria muito difícil apontar o que exatamente determina o início da filosofia, podemos afirmar que:


Questão 32:

A poética, de Aristóteles, é considerado o primeiro livro dedicado à investigação dos gêneros literários, a ponto de ter se consolidado como referência para as teorias da literatura, e, de certa forma, como ponto de partida para as reflexões da filosofia sobre a arte. Por isso, podemos afirmar que a crítica de arte, seja no cinema, na música ou nas artes plásticas, não teria se desenvolvido sem que Aristóteles tivesse dado os primeiros passos nessa direção. Nesta obra, ele analisa os dois gêneros que constituíam a literatura (a poesia e o teatro) na Grécia antiga. Assinale a opção que diz corretamente quais são os dois gêneros:


Questão 33:

Autor das obras Discurso sobre o método e Meditações metafísicas, René Descartes foi um filósofo muito importante para o desenvolvimento das investigações científicas, sobretudo se pensarmos como ele pode ter influenciado uma série de outros pensadores e cientistas, motivo pelo qual é apresentado nos manuais de filosofia como “pai” do racionalismo. Uma das ideias fundamentais deixada por Descartes foi:


Questão 34:

Desde o seu surgimento na Grécia antiga, a filosofia se caracteriza como um pensamento racional e universal. No entanto, ao olhar para a história da filosofia, da ciência, e também da política, constata-se que há um número muito maior de homens pensadores, cientistas e políticos do que de mulheres, que aparecem sempre em número reduzido e muitas vezes com reconhecimento mais discreto. Certamente isso se deve a vários motivos, deliberações e convicções defendidas e legitimadas historicamente, que só se tornaram visíveis depois das teses da filosofia de Simone de Beauvoir. As alternativas abaixo apresentam algumas dessas ideias, EXCETO:


Questão 35:

O filósofo germano-corenao Byung-ChulHan publicou, recentemente, um livro intitulado A agonia de Eros, no qual aponta que nos últimos tempos a humanidade vem decretando o fim do amor. Ele argumenta que esse processo se deve sobretudo a algumas características de comportamento da sociedade contemporânea, que vem registrando índices cada vez maiores de depressão e outras patológicas neuronais. Marque a alternativa abaixo que não aborda alguma característica do modo de vida contemporâneo.


Questão 36:

A pirâmide etária é uma representação da população por sexo e idade em um gráfico conhecido como histograma.

Comparando as três pirâmides etárias brasileiras, podemos concluir que:


Questão 37:

Assinale a alternativa com a escala gráfica correspondente à escala numérica de 1:10 000 000.


Questão 38:

Existem alguns países subdesenvolvidos industrializados ou que estão iniciando a sua industrialização e que, por essa razão, proporcionam boas oportunidades para investimentos internacionais. Atraídos por grandes lucros, os investimentos nesses países correm grandes riscos, se for considerada sua instabilidade econômica e política. Com o propósito de apresentar uma imagem atraente aos investidores, os países emergentes tentam se adequar aos padrões da economia global. Neste sentido, assinale o critério que NÃO é utilizado internacionalmente por quem pretende selecionar um país para fazer investimentos:


Questão 39:

Migrações são todos os movimentos de população de um lugar para outro. Elas ocorrem devido a fatores de expulsão e de atração. Considerando os aspectos conceituais e as causas desses deslocamentos populacionais, assinale a alternativa CORRETA:


Questão 40:

Observe as alternativas que mostram de forma resumida as transformações que o meio geográfico sofreu ao longo da história. Assinale a opção FALSA, em relação às mudanças tecnológicas ao longo do tempo:


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11