Desertificação

Por Amarolina Ribeiro

Mestre em Ensino na Educação Básica (UFG, 2021)
Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Categorias: Geografia
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A desertificação é um processo que e intensifica a aridez dos solos em áreas áridas, semiáridas e sub-úmidas. Este processo ocorre em razão das atividades humanas ou de fatores de ordem natural – como as mudanças climáticas. Em diferentes graus de intensidade, há o comprometimento da fertilidade e uso dos solos.

Como o próprio nome indica, podemos entender, que a desertificação é um processo que transforma regiões com distintos níveis de vulnerabilidade, em desertos (desertos quentes, uma vez que regiões polares também são consideradas desertos). Áreas que já apresentam escassez de umidade, quando submetidas a determinados fatores – naturais ou antrópicos – transformam-se em áreas desertificadas.

Solo e vegetação secos em área ameaçada de desertificação. Foto: Adriana Iacob / Shutterstock.com

Ação humana e desertificação

A maior preocupação dos pesquisadores e ambientalistas é com relação aos fenômenos de desertificação provocados pela ação humana. Uma vez que o processo é intensificado e acelerado, provoca impactos de maior dimensões nas áreas já propensas à aridez do solo. A ação antrópica sobre áreas vulneráveis tem provocado expressiva redução da vegetação e da capacidade produtiva dos solos.

Causas da desertificação

Consequências

Desertificação no mundo

Barcos enferrujam em área do Mar de Aral que virou deserto. Foto: Milosz Maslanka / Shutterstock.com

Em diversas regiões do globo há áreas com distintos níveis de risco de desertificação. As terras localizadas nas fronteiras das áreas de deserto são significativamente mais propensas a se tornarem totalmente áridas. As áreas consideradas com “altíssima vulnerabilidade à desertificação” são:

Bibliografia:

MMA – Ministério do Meio Ambiente: Gestão Territorial – Desertificação - Combate a desertificação

ONU – UNCCD – Convenção de Combate à Desertificação - http://www2.unccd.int/

http://www.dn.pt/sociedade/interior/sul-da-peninsula-iberica-pode-transformar-se-numdeserto-ate-2100-5474363.html

CAMPELLO, Lívia Gaigher Bósio. O problema da desertificação. Revista de Direito Ambiental: RDA, v. 12, n. 45, p. 129-166, Revista dos Tribunais: 2007. Disponível em: http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/86366

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!