Neoplasticismo

Mestre em Artes Visuais (UDESC, 2010)
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2008)

O termo Neoplasticismo foi criado para designar um estilo de arte caracterizado pelo abstracionismo geométrico. O Neoplasticismo é inerente à obra do pintor Piet Mondrian e foi criado por ele em 1917 e amplamente difundido e discutido por meio da revista De Stijl. O Neoplasticismo de Mondrian e o Suprematismo de Malievich são os dois movimentos que deram origem ao abstracionismo geométrico.

Composição com vermelho, amarelo, azul e preto. Quadro de Piet Mondrian - 1921.

Mondrian e o também artista Theo Van Doesburg fundaram juntos a revista De Stijl em Laren na Holanda, na qual divulgaram os fundamentos do Neoplasticismo. Um dos textos publicados foi “Realidade Natural e Realidade Abstrata", um ensaio fundamental para o Abstracionismo 2º fase.

O Neoplasticismo buscava a limpeza de elementos para a pintura, reduzindo-a a formas, linhas e cores puras, visando um senso de equilíbrio e harmonia. Usavam apenas cores primárias, além do branco e do preto. Alguns fatores foram de fundamental importância para a criação do Neoplasticismo, como por exemplo o Cubismo que desfigurou os modos tradicionais de representação; a Teosofia que influenciou grandemente este movimento trazendo ideias místicas unindo espiritualidade, ciência e filosofia.

Entre os principais expoentes do Neoplasticismo é possível citar Piet Mondrian, Theo Van Doesburg, Vilmos Huszar, J.J.P. Oud, Gerrit Rietveld, Georges Vantongerloo e Jan Wils.

Theo van Doesburg foi responsável por grande parte do mérito da divulgação da revista De Stijl e consequentemente das ideias do Neoplasticismo. Theo Van Doesburg fez uma viagem a Paris e a outras importantes cidades da Europa em 1920 a fim de divulgar as ideias do Neoplasticismo por meio de conferencias e buscar contatos entre artistas e arquitetos.

O impacto do Neoplasticismo foi além das artes Visuais, estendendo-se para a poesia, arquitetura e designers. Nomes como o do poeta Antony Kok e do arquiteto J.J.P. Oud aparecem junto ao nome de Mondrian nas primeiras publicações da revista De Stijl.

Em 1940 quando mudou-se para os Estados Unidos, Mondrian influenciou os expressionistas abstratos que dividiam crenças similares aos do Neoplasticismo acerca da abstração.

Referencias:

LITTLE, Stephen. ...Ismos, para entender a Arte. São Paulo, Globo 2010.

MICHELI, Mario de. As vanguardas artísticas. Martins Fontes, São Paulo, 2004.

Neoplasticismo. Disponível em: <http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo1/construtivismo/neoplasticismo/index.html > acessado em 02 de abril de 2018.