Citronela

Além dos diversos tipos de plantas nativas do Brasil como Bergamota, Hortelã, Andiroba, Alecrim, Benjoim, Arnica, Menta, Cedro, Cravo da Índia, Gengibre, Camomila e tanto outros, a Citronela é também considerada uma excelente planta aromática e pode ser usado a partir de seu óleo essencial denominado óleo de Citronela, extraído do caule e das folhas, é composto por Citronelal, Citronelol e Geraniol (usados como base para a fabricação de hidratantes e velas).

Citronela. Foto: Moskwa / Shutterstock.com

Citronela. Foto: Moskwa / Shutterstock.com

O nome científico da Citronela é Cymbopogon winterianus e pode ser comercializada como Capim-citronela, Cidró-do-Paraguai, Citronela-de-Java e Citronela-do-Ceilão. É integrante da Família Poaceae, cuja categoria se enquadra como Planta Hostícola. A origem da Citronela é em países da Índia, Ásia, Indonésia e Sri Lanka, o ciclo de vida é constante e o clima ideal para seu cultivo é o Tropical, SubTropical, Oceânico e Equatorial.

Uma das formas tópicas da Citronela é o Óleo de Citronela, que é um repelente de insetos natural e de origem vegetal, seu uso é difundido e aprovado desde o ano de 1948. O órgão americano chamado United States Environmental Protection Agency o considera um tipo de Biopesticida que não agride a saúde humana. Outra aplicação desta planta é a sua propriedade Antifúngica, muito utilizado para acalmar os animais. Pode ser classificado em dois tipos: o Java com os compostos de Citronelal, Geraniol e Acetato de Geranilo, além de Limoneno. Basicamente utilizado na indústria de cosméticos. E o Tipo Ceilão, também com Limoneno, Geraniol e Citronelal, mas com os componentes de Metil-Isoeugenol e Citronelol.

Para a extração do óleo essencial de Citronela da planta é feito um método de "arrasto de vapor", trata-se de uma forma industrial, onde as folhas são submersas em uma vasilha e recebem vapor d'água sem intervalo, e este por sua vez ao penetrar nas folhas carrega o óleo essencial e se separa da água pela condensação dos materiais. Existe ainda o método caseiro, que consiste em colocar as folhas de Citronela em uma panela de pressão com água e depois de alguns minutos, se notará que o vapor exalado já estará com o óleo essencial da planta, porém se torna muito complicado para se recolher e extrair todo o óleo.

A Citronela pode ser cultivada em pequenas jardineiras e até mesmo vasos e exala uma essência que pode ser utilizada como desinfetante e incenso. Seu bagaço costuma ser bastante usado como forma de suplementar a alimentação animal. O ambiente ideal para a Citronela é em solo fértil e rico em iluminaçã0 (com muito sol). Seu uso pode ainda ser medicinal para tratar de sintomas como Agitação, Ansiedade e Nervosismo, possui propriedades de calmante natural e repelente.

Fonte:
http://www.jardineiro.net/plantas/citronela-cymbopogon-winterianus.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_de_citronela