Coração

Por Marcos Duarte
O coração é um órgão muscular oco que se localiza na cavidade torácica, em uma região chamada de mediastino, sob o osso esterno. Dois terços do seu volume estão situados à esquerda da linha sagital mediana, a linha que divide o corpo verticalmente em duas metades opostas. Esta posição é chamada de levocárdica.

O coração é um órgão muscular, auto-excitável, e contrátil. Seus movimentos ritmados de contração (sístole) e distensão (diástole) são os responsáveis por bombear o sangue pelo sistema circulatório.

Nos humanos ele é chamado de tetracavitário, pois apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios, e duas inferiores, denominadas ventrículos.

O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.

A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos.

O trajeto percorrido pelo sangue entre o coração e os pulmões é conhecido como, pequena circulação. Este trajeto percorre o lado direito do coração, carrega sangue venoso para ser oxigenado nos pulmões. A grande circulação é o trajeto percorrido pelo sangue do coração até o resto do corpo, é passa pelo lado esquerdo do coração e leva o sangue que foi oxigenado nos pulmões para todas as outras células do organismo.

Observe com atenção a imagem a seguir. Tente visualizar o caminho percorrido pelo sangue através do coração e identificar os caminhos da pequena e da grande circulação.

As câmaras cardíacas são formadas por três camadas de tecidos:

- Endocárdio que é formado por tecido endotelial e reveste internamente as câmaras cardíacas.

- Miocárdio que é formado por músculos estriados cardíacos e está inserido na região central do coração conhecida como esqueleto fibroso.

- Epicárdico que é formado por tecido pavimentoso simples, e reveste o coração externamente, e é nessa camada que se origina a maior parte da gordura que reveste o coração.