Mamíferos (Classe Mammalia)

Por Fabiana Santos Gonçalves
Os mamíferos constituem o grupo mais “evoluído” do Reino Animal. Receberam este nome devido à presença de glândulas mamárias, que nas fêmeas fornecem leite para os filhotes, mais nítida na espécie humana. Habitam os mais diferentes ambientes e têm uma dieta muito diversificada.

A pele coberta por pêlos, presença de glândulas sebáceas e sudoríparas ajudam a regular a temperatura tornando possível o desenvolvimento de mecanismos fisiológicos mais complexos e eficientes. O aumento do cérebro permitiu que os mamíferos se tornassem mais ágeis e inteligentes.

Tegumento

A pele é mole, fina, pluriestratificada e coberta por pêlos. Nela estão presentes glândulas sebáceas que secretam gordura que protege e impermeabiliza a pele e os pêlos. As glândulas sudoríparas secretam água e sais para a regulação da temperatura corporal.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Pode ser divida nas seguintes partes:

- Epiderme: camada mais externa da pele, formada pelo ectoderma, e é extremamente importante para proteção. Alguns vertebrados possuem glândulas e pêlos associados.
- Derme: camada mais profunda da pele, formada pelo mesoderma e pela crista neural. É uma camada estrutural, composta de fibras colágenas, células produtos de pigmentos e vasos sanguíneos.
- Hipoderme: Tecido subcutâneo fica entre a pele e os músculos. É o local onde a gordura das aves e mamíferos fica depositada. Também contém fibras colágenas e elásticas.

Musculatura

Os mamíferos possuem uma divisão muscular, o diafragma, que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. E essa é uma característica que distingue os mamíferos dos outros animais.

Digestão

O sistema digestório dos mamíferos é completo, começando pela boca, cheia de dentes e terminando no ânus. Possuem as mais variadas dietas e estratégias de captura de alimento.

Circulação

O coração é completamente dividido em 4 câmaras: 2 átrios e 2 ventrículos. A circulação é dupla, fechada e completa. As hemácias são anucleadas e esféricas. O pigmento respiratório é a hemoglobina.

Sistema nervoso

O cérebro dos mamíferos é proporcionalmente maior que dos outros animais, possibilitando uma inteligência e uma agilidade maior. Possuem 12 pares de nervos cranianos.

Respiração

É apenas pulmonar. Exceto nas girafas, a laringe possui cordas vocais.

Reprodução

Os mamíferos são dióicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. A grande maioria das espécies é vivípara, existindo espécies ovíparas (ornitorrinco) e ovovivíparas (canguru).

Ovíparos: os ovos se desenvolvem fora do corpo da fêmea
Ovovivíparos: parte do desenvolvimento é dentro do corpo da mãe, o restante é no ambiente;
Vivíparos: todo o desenvolvimento do embrião é dentro do corpo da fêmea.