Ácido Fólico

O ácido fólico, também conhecido como folacina, ácido pteroil-L-glutâmico ou vitamina B9, faz parta das vitaminas do complexo B. É encontrado em vísceras de animais, folhagens verdes, legumes, frutas secas, grãos integrais e levedo de cerveja. Ocorre a degradação em alimentos conservados em temperatura ambiente e quando submetido a altas temperaturas. No organismo, possui papel fundamental na formação de proteínas estruturais e da hemoglobina.

Fórmula estrutural plana da Vitamina B9 (Ácido Fólico)

É também eficaz no tratamento de algumas anemias, na manutenção dos espermatozóides saudáveis, reduz o risco do Mal de Alzheimer, é indispensável para uma gravidez saudável, aumenta a lactação, melhora as ulcerações orais, auxilia no tratamento da depressão, ajuda na prevenção de doenças cardíacas, derrame e no controle da hipertensão.

No Brasil, existe uma lei que determina a adição de ácido fólico na farinha de trigo, para reduzir a ocorrência de anemia, principalmente em crianças. Como este ácido participa da formação do tubo neural durante a gestação, seu suficiente consumo durante a gravidez, pode prevenir defeitos no sistema nervoso central, como espinha bífida e anencefalia.

Quando associado com outras vitaminas do complexo B (em especial, a vitamina B12 e a biotina) e a vitamina C, sua absorção é mais eficiente. Já substâncias como nicotina, cafeína, antiácidos, laxantes, anticoncepcionais, antibióticos e quimioterapia, sua absorção diminui.

Nos casos de hipovitaminose relacionada a esta vitamina, os sinais clínicos apresentados pelo indivíduo podem ser: anorexia, apatia, anemia, cefaléia, distúrbios digestivos, cansaço, falta de ar, ulcerações na cavidade oral, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização e fraqueza. Já no caso contrário, quando há uma hipervitaminose, o indivíduo pode apresentar: euforia, excitação e hiperatividade.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ácido_fólico
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3942&ReturnCatID=1775
http://www.brazuka.info/acido-folico.php
http://www.acidofolico.com.br/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Bioquímica, Nutrição