Hipoacusia

Por Débora Carvalho Meldau
A hipoacusia, mais conhecida como perda auditiva ou surdez, consiste na perda parcial ou total da audição, de caráter passageiro ou definitivo, estacionária ou progressiva, unilateral ou bilateral.

Esta condição pode estar presente já ao nascer, ou pode ser ocasionada posteriormente por doenças.

Existem diferentes tipos de hipoacusia. São eles:

  • Transmissiva: resulta de problemas de condução do ouvido externo, médio para o ouvido interno. Deste modo, indivíduos com este tipo de hipoacusia escutam os sons em baixo volume, independente da frequência. Tipicamente é causado por excesso de cerúmen, umidade no ouvido ou perfuração do tímpano, sendo o tratamento feito de acordo com a causa.
  • Neurossensorial: acomete o ouvido interno e nervo auditivo, havendo uma degeneração das células ciliadas, levando à perda da capacidade de transformar as vibrações sonoras em impulsos nervosos. Tem diferentes causas, como vírus, exposição a ruídos ou problemas de circulação. Neste caso, recomenda-se o uso de aparelho auditivo.
  • Mista: é a combinação da perda de condução e da audição neurossensorial. Normalmente trata-se este tipo de hipoacusia com medicamentos e/ou cirurgia, em associação com o uso de aparelhos auditivos.
  • Central: decorrente de alterações no processamento auditivo central (tronco cerebral ou córtex auditivo).

Existe também a chamada presbiacusia, ou seja, àquela que surge em decorrência do efeito cumulativo do envelhecimento com relação à audição. No entanto, a mesma pode não ser independente da surdez adquirida, uma vez que o envelhecimento natural pode encontrar-se acelerado em decorrência de diversas lesões acumuladas ao longo dos anos, vindo esta a aparecer mais cedo, por volta da quarta a quinta década de vida.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Defici%C3%AAncia_auditiva
http://www.audiologia.org/saude/perdaauditiva/tipos
http://www.cochlea.org/po/surdez.html
http://www.amplifon.nl/wps/wcm/connect/sitecompanypt/SiteCompanyPt/pt/Senior/A+Audicao/Tipos+de+hipoacusia/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.