Reino Unido

Por Felipe Araújo
O Reino Unido é formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Conhecido mundialmente pela sigla UK (United Kingdom), é considerado um país soberano e localiza-se na margem noroeste da parte continental da Europa. Sua única fronteira terrestre fica na Irlanda do Norte e as outras são o Oceano Atlântico, Canal da Mancha, Mar da Irlanda e Mar do Norte.

Governado por um sistema parlamentar e uma monarquia constitucional, o Reino Unido tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II e a sede do governo situa-se em Londres, a capital. O país é a sétima economia do mundo e foi o primeiro  a se industrializar, o que ocorreu na época da Revolução Industrial. Entre o século XIX e XX, foi uma potência mundial, mas este cenário foi alterado na segunda metade do século XX, quando após as duas grandes Guerras Mundiais, teve sua importância reduzida.

Apesar deste declínio, o Reino Unido permaneceu como um país importante nas decisões geopolíticas referentes à economia e política por ser uma potência nuclear e ter um dos maiores gastos em defesa no mundo. Além disso, a país faz parte da União Européia, do G8, Comunidade das Nações, Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e tem presença permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

As etnias que formaram a população do Reino Unido são: Anglo-Saxã, Normanda, Romana, Céltica e pré-Céltica. Apesar disso, durante e época das conquistas do Império Britânico, ocorreu um processo de imigração de africanos, caribenhos e povos do Sudeste da Ásia. Após a formação da União Européia (UE), os cidadãos pertencentes aos países do grupo tornaram-se livres para trabalhar e viver em todos os estados pertencentes da UE, desta forma, houve um aumento nos índices de imigração. No ano de 2001, por exemplo, a população do Reino Unido era de 92% brancos e 8% de pessoas de outras etnias como Indianos, Paquistaneses, Bengalis, negros caribenhos e negros africanos.

Os idiomas do Reino Unido são Inglês (oficial), galês (País de Gales), gaélico (Irlanda do Norte e Escócia) e as religiões são Cristianismo 81,6% (anglicanos 42,5%, sem filiação 16,2%, outros 22,9%), sem religião 12,3%, outras 5% e ateísmo 1,4%.

Outro aspecto importante do Reino Unido está ligado à cultura. No país, nasceram grandes e influentes artistas como William Shakespeare, Geoffrey de Monmouth, Geoffrey Chaucer, Thomas Malory, William Blake, H. G. Wells, D. H. Lawrence, Virginia Woolf, George Orwell e John Betjeman. Na música, os Rolling Stones, Beatles, Queen, Bee Gees, entre  outros.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_Unido
http://www.reino-unido.net/dados.htm
http://modabynanis.blogspot.com/2011/04/um-pouco-de-cultura-entendendo.html