Kiwi

Por Marina Martinez
O kiwi é uma fruta exótica originária da China. Suas características visuais e organolépticas, e seu alto teor nutricional, tornam este fruto muito atrativo. É considerada uma fruta muito refrescante e apresenta uma consistência cremosa, um sabor doce e ácido intensos. Além disto, o Kiwi é um dos frutos com maior concentração de vitamina C. O consumo de um kiwi médio é suficiente para satisfazer as necessidades diárias nutricionais dessa vitamina. A fruta também fornece grandes quantidades de fibras, podendo ser utilizada inclusive como laxante natural.

Fruto de uma planta trepadeira e que pertence à família das Actinidiaceas, o kiwi é típico de regiões de clima temperado. Caracterizam-se por serem ovais e achatados. A casca possui a cor marrom clara, coberta por pequenos pêlos. Já a polpa é esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro. Por ser uma fruta de baixo teor calórico, é muito utilizada em dietas de restrição calórica. Cerca de 90% do seu peso é constituído por água.

Devido à presença de vários fitonutrientes antioxidantes, como os flavonóides e carotenóides, o kiwi é um poderoso antioxidante natural. Doenças cardiovasculares, doenças de foro intestinal e cancro, podem ser evitadas através do consumo da fruta.

O ácido fólico, essencial para produção de glóbulos vermelhos e brancos, está presente em grandes quantidades no Kiwi. Muitos médicos recomendam a suas pacientes, no período de gravidez, a consumirem a fruta, que tem um papel fundamental na síntese de material genético e formação de anticorpos. Porém, para aproveitar ao máximo os benefícios do Kiwi, deve-se consumi-lo cru, pois o ácido fólico degrada-se com a cozedura.

O tempo de colheita do Kiwi acontece no mês de Outubro, podendo durar até Maio. Ao comprar a fruta, deve-se apertá-la ligeiramente com o polegar. Ao pressionar o fruto e perceber que ele cedeu um pouco e voltou à sua forma inicial, significa que ele está no ponto ideal para consumo. Se ele não retornar a sua forma inicial é porque está muito maduro. Caso ele não ceder à pressão é porque ainda esta verde e deve esperar que amadureça. As formas de consumo são variadas. Muitos o utilizam em saladas, sanduíches, sobremesas, bebidas e naturalmente inteiro. A melhor forma para comer o fruto é com uma colher, como se fosse um iorgute. Porém é necessário que a fruta esteja no ponto, ou seja, nem muito dura nem muito mole.

Referências Bibliográficas:
http://www.todafruta.com.br/todafruta/noticias_su.asp?menu=533
http://www.seagri.ba.gov.br/Kiwi.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quiuí