Paleoceno

O Paleoceno foi o primeiro período da era Cenozoica, que é um momento compreendido entre aproximadamente 65 milhões e 55 milhões de anos atrás. Fora isso, o Paleoceno sucede o período Cretáceo que compõe a era Mesozoica, precedendo o Eoceno referente a sua era. O nome é de origem grega e tem o significado de “mais antigo do que o novo amanhecer”, expressão que se refere a sua ocorrência depois do K-T, evento em que ocorreu a extinção em massa ao fim do período Cretáceo, antecedendo o Eoceno (“o novo amanhecer”).

paleocenoNo que se refere à geografia do Paleoceno, era bastante parecida com a do período Cretáceo, exceto pelos animais de grande porte que entraram em extinção com a ocorrência da extinção K-T. No período em questão, os blocos continentais ainda marchavam devagar rumando às posições encontradas atualmente. Naquela época, estavam configurados de forma diferente: Austrália e América do Sul estavam anexadas à Antártida. A Índia deslocava-se rumo à Ásia e a região norte da África e o sul da Europa formavam  um aglomerado de arquipélagos localizados entre os oceanos Atlântico e Tétis. Já a Ásia e a América do Norte ainda estavam unidas por meio de um trecho de terra em Bering.

Quanto ao clima, de forma relativa, era mais quente do que o visto atualmente; e tendia a esfriar. Porém, ao fim do Paleoceno ocorreu um brusco aumento de temperatura em todo o planeta, fenômeno chamado de Máximo térmico do Paleoceno-Eoceno, marcando o final do período Paleoceno e o começo do Eoceno.

Assim como a geografia, a flora do Paleoceno parecia-se bastante com a do Cretáceo, com predominância de angiospermas, plantas espermatófitas com sementes protegidas pelos frutos. As árvores decíduas e os boques tropicais de coníferas eram o tipo de vegetação mais comum. Naquela época, as gramíneas ainda eram inexistentes.

Já a fauna apresentava predominância de animais que conseguiram sobreviver à extinção K-T. Os principais representantes eram mamíferos de pequeno porte, aves e crocodilos. As aves destacaram-se neste período devido à extinção dos dinossauros, tornando-se dominantes predadores de terra. Por outro lado, os mamíferos desenvolveram-se de forma significativa, principalmente as ordens Plesiadapiformes, prováveis antecessores dos primatas, Creodonta, primeira classe de mamíferos predadores e Condylarthra, ordem que sobreviveu à K-T, que engloba os prováveis ancestrais dos ungulados (mamíferos que tem os dedos terminados em cascos como o cavalo e o porco; na definição do iDicionário Aulete).

Fontes:
http://www.avph.com.br/paleoceno.htm
http://aulete.uol.com.br/ungulado

Arquivado em: Geologia