Antártida (Antártica)

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

Ao contrário do que muitos pensam, o polo sul da Terra não é apenas um oceano de água congelada, mas ele possui também um continente que é chamada de Antártica ou Antártida, sendo as duas grafias corretas na língua portuguesa, embora uma seja mais utilizada no português do Brasil e outra no português de Portugal, respectivamente.

Antártica vem de Anti-Ártica ou Anti-Ártico, no sentido de que é o oposto ao Ártico (que fica no polo norte), ambos são diametralmente opostos, ficando um no extremo norte da Terra e outro no extremo sul da Terra. Já a palavra Antártida tem origem na palavra Atlântida, que era o continente perdido da mitologia grega.

Mapa da Antártida. Fonte: NASA.

É o continente mais frio do mundo, ficando quase integralmente congelado ao longo de todo o ano. É o continente com clima e vegetação mais uniforme, sendo o clima polar do frio antártico caracterizado por seu frio extremo e constante, por ser seco (de certa forma, a Antártica é um continente desértico) apesar das águas oceânicas e da água congelada em abundância no continente, com uma vegetação que se resume basicamente em musgos e liquens (tundra).

Os animais mais conhecidos do continente antártico são os pinguins, das mais variadas espécies, sendo os animais que servem de símbolo do mesmo. Porém, existem alguns outros animais como alguns artrópodes, bem como alguns animais nas águas oceânicas que banham este continente: focas, baleias, polvos gigantes, peixes (como o bacalhau-da-antártida e o peixe-gelo), krills e outros animais marinhos.

Pinguins de Adélia na Antártica. Foto: CIA World Factbook [domínio público]

Se existe uma variedade de animais habitando o solo antártico, o mesmo não pode ser dito sobre a população humana. A população Antártica é composta basicamente por cientistas que não residem de maneira permanentemente, residindo por um período de meses determinado e sendo então substituídos por outros.

Boa parte das dificuldades para o povoamento deste continente vem de sua posição em latitudes extremas, fazendo com que ocorra o fenômeno em que durante 6 meses, de maneira quase ininterrupta, o continente fica em uma noite de extremo frio e contínua (inverno antártico) e durante os outros 6 meses há um dia contínuo com um clima menos severo (verão antártico).

Apesar de existirem áreas sobre responsabilidade de determinados países, não se pode dizer que existem fronteiras políticas na Antártica, nem existem países antárticos. Entretanto, existe uma regionalização com base em critérios físicos, dividindo a Antártica em Antártica Ocidental (que é menor) e a Antártica Oriental (que é maior e mais fria e portanto mais resistente ao derretimento das calotas polares).

O derretimento das calotas polares é o maior problema ambiental que atinge o continente Antártico, especialmente na sua região ocidental. O aquecimento global e o buraco na camada de ozônio são causados em especial pela poluição atmosférica de vários países ao redor do mundo, especialmente os desenvolvidos e em desenvolvimento, esse problema ambiental causa o derretimento das calotas polares que por sua vez vão elevar o nível das águas oceânicas e causar problemas em outros continentes, especialmente na Oceania.

Para estudar estes problemas ambientais, bem como outras coisas relacionadas ao continente menos populoso do mundo, diversos países de todo o mundo assinaram um acordo em que a Antártica permaneceria intacta para fins pacíficos e de pesquisa. Por conta disso, muitos países possuem bases científicas em solo antártico, incluindo o Brasil com a estação Comandante Ferraz.

Leia também:

Referências:

https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/uma-duvida-quente-antartida-ou-antartica/

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Ant%C3%A1rtica/480619

https://www.dn.pt/sociedade/interior/o-maior-polvo-da-antartida-tem-18-quilos-e-mede-115-centimetros-5756393.html

http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/fauna/fauna-da-antartida

Arquivado em: Continentes