Girassol

Por Marina Martinez
O Girassol (Helianthus annuus L.) é uma planta anual originária da América do Norte e Central, pertencente à família das Asteráceas Caracterizam-se por serem plantas de caule grosso e robusto, de coloração esverdeada. Podem atingir alturas que variam de 2 a 3 metros, porém existem também espécies anãs de 40 centímetros de altura. Suas folhas são ovais, opostas, pecioladas, com nervuras visíveis e ásperas. As flores são bonitas e grandiosas, e seu nome científico "Helianthus" que significa "flor do sol", traduz perfeitamente a imponência e porte majestoso desta planta.

Girassol
Girassol
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Gênero: Helianthus
Espécie: Helianthus annuus

As flores de Girassol são caracterizadas por possuírem grandes inflorescências do tipo capítulo e possuem tamanhos variados desde os 7 cm aos 30,5 cm na diagonal, com disco floral escuro e lígulas radiais de cor amarela. São encontradas na natureza em várias cores, tais como o amarelo, vermelho mogno, laranja e branco. Famoso pelo heliotropismo (movimento da planta em direção ao sol), os girassóis ao amanhecer, estão com suas flores voltadas para o leste. Ao longo do dia, eles seguem o sol de leste a oeste, enquanto à noite eles estão voltados para o oriente. O heliotropismo dos girassóis fazem destas plantas serem potentes acumuladores de energia solar (eletromagnética), que em conjunto com seus componentes, tornam vegetais valiosos como alimento-remédio.

Cultivado em todos os continentes, o girassol é uma oleaginosa que apresenta características agronômicas muito importantes, devido ao seu crescimento que é rápido, sua grande resistência à seca, as temperaturas baixas e ao calor. Assim, apresentam grande adaptabilidade a diferentes condições climáticas. Um dos principais motivos para o cultivo do girassol no mundo é devido à excelente qualidade do óleo comestível que se extrai de sua semente. O óleo de girassol é muito apreciado, pois ajuda a combater o colesterol mantendo as artérias desobstruídas. É considerado uma das melhores gorduras alimentares.

 

Além disto, o girassol é composto por vitaminas B1, B2, B3, B6, D e E, ácido fólico, ácido para-aminobenzóico, biotina, colina, inositol, ácido patentoneico, inulina, hidratos de carbono, proteínas, ferro, fósforo, iodo, cálcio, magnésio, cobre, sódio e flúor. Também é uma grande fonte de mel. De suas flores podem ser extraídos de 20 a 40 quilos de mel de excelente qualidade por hectare de girassol plantado. A época de floração acontece no Outono, Primavera e Verão.

O girassol também é utilizado na cosmética. O óleo de girassol é excelente para amaciar o cabelo e está técnica já era utilizada pelos índios para esse fim. Também é muito apreciado para massagens corporais.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Girassol
http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/servlet/VisualizarAnexo?id=13265
http://www.cnpso.embrapa.br/producaogirassol/importancia.htm
http://www.biodieselbr.com/plantas/girassol/girassol.htm