Dieta Gestacional

A gestação é  um momento de grande realização para quem espera ser mãe. Para uma gravidez saudável, alguns cuidados são essenciais como pré-natal, alguns exercícios físicos desde que com a autorização do obstetra e uma alimentação saudável.

Neste período ocorrem alterações fisiológicas, o que exige uma necessidade nutricional diferente, pois o corpo está formando milhões de novas células.

O cuidado deve estar também na quantidade de calorias absorvidas, uma vez que o aumento de peso indevido da mãe, não traz boa saúde ao bebê, e pode também trazer alguns riscos como aumento da pressão arterial.

Outro fator que também deve ser acompanhado de perto , é a alteração hormonal que ocorre neste período, podendo trazer disfunções como a diabetes gestacional, devida a mudança no organismo, alguns hormônios prejudicam a ação da insulina. Algumas gestantes conseguem equilibrar esse fato fabricando mais insulina, mas outras não conseguem o que eleva a taxa de açúcar no sangue e então ocorre a diabetes gestacional. Esta diabete pode ou não persistir após o parto, por isso o acompanhamento médico é imprescindível.

A gestante deve ter uma alimentação balenceada e rica em nutrientes, tanto para ela como para o bebê. Mesmo ocorrendo aumento de apetite neste período, o exagero deve ser evitado.

Especialistas, como o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), afirmam que alimentar-se de seis a oito vezes ao dia, controla o ato de comer por impulso, evitando esse exagero.

A gestante deve manter na alimentação os nutrientes necessários para que o bebê se forme. Frutas, verduras, legumes, leite,  grãos, cereais e carnes magras devem estar presentes nas refeições. Uma dieta sem esses nutrientes, durante a gestação e também durante a amamentação pode levar a sérios problemas como partos prematuros, recém nascido com peso abaixo do previsto, leite de baixa qualidade e anemia materna.

Neste aspecto, o ferro, a vitamina A, o ácido fólico (vitamina B9) e o zinco, tem papel importante para uma gestação com bom resultado.

O ferro tem diferentes funções e uma delas é transportar oxigênio para o cérebro. Esta carência pode prejudicar o desenvolvimento cerebral do bebê; o ácido fólico é o responsável pela formação do tubo neural, a estrutura que dá origem a medula espinhal e ao cérebro. Este nutriente faz com que esse tubo se feche evitando entre outras coisas, a má formação do feto;  a vitamina A é responsável por inúmeras funções do organismo, e está ligada de forma significativa à visão, imunologia e reprodução celular e o zinco está associado a formação do feto e crescimento uterino.

Abaixo alguns alimentos, fonte deste nutrientes que são indispensáveis para uma gestação saudável:

Ferro Os folhosos na cor verde-escura (exceto espinafre), como o agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo.
Ácido fólico Vegetais de folhas verdes escuras, gema de ovo, fígado, feijão, vagens, fava, germe de trigo, carnes magras, peixe, suco de frutas cítricas como a laranja e o limão, carnes glandulares, levedura, legumes e grãos integrais.
Vitamina A Espinafre, brócolis, couve galega, acelga suíça, nabo, repolho crespo, cenoura, batata-doce, polpa da laranja, abóbora, tomates, damasco, melancia e melão.
Zinco Ostras, Caranguejos,  Carne vermelha,  Aves (parte escura), Leite e derivados,  Castanha de caju,  Amêndoas, Amendoim, Feijão.

Existem algumas dicas para uma alimentação balanceada durante o dia, por exemplo, consumir quatro tipos de frutas ao natural ou em forma de suco, ingerir pelo menos um litro de água, ao menos uma vez ao dia ingerir grãos, evitar açúcares e gorduras e bebidas alcoólicas, ao comer folhas cruas temperar com limão, aumentar o consumo de fibras consumindo as cascas e os bagaços das frutas.

Sendo assim, alimentação saudável, gestação saudável e bebê saudável!

Fontes:
http://www.medicinadamulher.com.br/informe-main.asp?assunto=gravidez&cod=2
http://www.guiadanutricao.com/2009/01/fonte-de-cido-flico.html
http://www.py2gea.com.br/saude%20e%20cia/as_fontes_das_vitaminas.html
http://www.bancodesaude.com.br/dieta/zinco
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1763
http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=7086&Itemid=49
http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=312
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI66404-10563,00.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Nutrição, Saúde