Acelga

A acelga cujo nome botânico é Beta vulgaris var., é uma hortaliça nativa do Mediterrâneo e da costa atlântica da Europa. Pertence a uma subespécie da família Amaranthaceae da qual estão inclusas mais de 2000 espécies, sendo a grande maioria ervas ou subarbustos. Muito apreciada por ser altamente nutritiva e por conter propriedades medicinais benéficas para a saúde, a acelga é uma vegetal folhoso cultivado em praticamente todas as zonas temperadas do mundo.

Acelga. Foto: Kanjanee Chaisin / Shutterstock.com

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Amaranthaceae
Gênero: Beta
Espécie: B. vulgaris

Este vegetal possui como características folhas verdes brilhantes lisas ou crespas (com algumas nervuras) e longos talos (pecíolos) com colorações que variam entre o branco, amarelo, laranja e vermelho. Suas raízes são delgadas e as flores dispõem-se em espigas agrupadas em panículas. O fruto é do tipo aquênio (seco e indeiscente). O ciclo de vida da acelga é bienal, o que significa que ela demora vinte e quatro meses para completar o seu ciclo biológico.

Seu sabor amargo característico é muito apreciado na culinária de diferentes culturas. Geralmente as folhas de acelga são consumidas cruas em saladas, como também refogadas ou cozidas. Quando cozidas o sabor amargo desaparece, deixando um sabor mais delicado. É um alimento muito nutritivo de baixa caloria, com uma quantidade extraordinária de Vitamina K (vitamina essencial para a coagulação sanguínea), como também contém vitamina AC, minerais (sódio, magnésio, potássio e ferro), fibra alimentar e proteínas. Porém em todas as partes da acelga contêm ácido oxálico que quando consumido em excesso pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos. Uma forma de reduzir este ácido é fervendo a hortaliça.  Quando conservada em geladeira a acelga pode ser consumida em um prazo de 5 a 7 dias.

Na Turquia, a acelga é uma das ervas mais utilizadas pelos diabéticos, pelo fato dela ajudar na redução de glicose no sangue. Além disto, a acelga é conhecida por fortalecer o estômago, por ser eficaz em desinflamar os nervos (neurite), age como antioxidante, combate os cálculos biliares, é muito utilizada em doenças circulatórias, como também é considerada um poderoso cicatrizante. Por conter fibras alimentares a acelga é um alimento que pode estar presente na dieta de pessoas que o intestino não funciona corretamente e tem um leve efeito laxativo.

A forma de propagação da acelga é por meio de sementes e sua época de plantio está entres os meses de fevereiro a julho nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e nos meses de abril a junho na região Norte. A colheita das acelgas é feita em torno de 70 dias após o plantio.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acelga
http://www.jardineiro.net/br/banco/beta_vulgaris_cicla.php
http://www.cnph.embrapa.br/bib/saibaque/acelga.htm
http://www.alimentacaosaudavel.org/acelga.html