Doenças transmitidas por insetos

Por Luiz de Oliveira Alves

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Categorias: Doenças
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Além dos mosquitos, outros insetos são responsáveis por doenças em humanos, animais e vegetais; podendo resultar em grandes epidemias. Os insetos podem ser vetores de doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e até mesmo fungos.

Tendo como ambiente natural lugares sujos como o esgoto, as baratas (Supella longipalpa) contém milhares de microrganismos em seu corpo, infectando a comida, a água e objetos na casa; as baratas são responsáveis principalmente pela Hepatite A e a febre tifóide. Contudo elas também transmitem: conjuntivites, hanseníase, pneumonia, tuberculose, infecções urinárias, salmoneloses, enterovirus e shigeloses. Quando se há baratas em casa, o ideal é deixar todos os alimentos bem reservados e limpar as saídas de esgoto. Em áreas com pouco saneamento básico a proliferação de baratas é comum pelo ambiente favorável à espécie.

A Tripanossomíase Humana Africana, mas conhecida como “doença do sono”, é uma doença transmitida pela picada do mosquito tsé-tsé, se dá pelo o protozoário Trypanosoma brucei. Dependendo da variação da subespécie, pode afetar seres humanos e animais. Presente somente na África, a doença do sono pode ser transmitida, além da picada da mosca, de mãe para filho (transmissão vertical) afetando o sistema nervoso central. Seus sintomas demoram a aparecer; quando se apresentam, o paciente já se encontra com o sistema nervoso comprometido, em um estado avançado da doença. Seus sintomas incluem: Febre, ínguas, sudorese, dificuldade na coordenação motora, variações de humor, variações de comportamento, fraqueza além de trocar o ciclo do sono da noite pelo o dia.  Não sendo tratada pode levar a óbito.

Tripanossomíase americana é chamada popularmente de doença de Chagas, descoberta no Brasil pelo médico Carlos Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é transmitida pelas fezes do inseto barbeiro (Triatoma brasiliensis), em transfusões sanguíneas, ingestão de alimentos contaminados e transplantes de órgãos. O inseto tem como habitat casas feitas de barro e madeira, se escondendo em frestas para morder e se alimentar. Sendo predominante nas Américas, a doença de Chagas possui 2 fases: aguda e crônica. A fase aguda se dá logo assim que é transmitida, pode ou não ser assintomática. Seus sintomas são: Febre, fadiga, inchaço ocular, cefaleia, dores no corpo, diarreia. Já na fase crônica, os sintomas geralmente demoram anos para aparecer podendo ser fatal gerando desnutrição, aumento do esôfago e colón. Tal protozoário se aloca principalmente no coração provocando ataques cardíacos e insuficiência cardíaca. Como a doença não possui cura, o seu tratamento é sintomático.

Referências:
http://www.cives.ufrj.br/informacao/viagem/protecao/dtic-iv.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-insetos-mais-perigosos

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!