Fontes de energia mais poluentes

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

As fontes de energia mais poluentes são aquelas que mais destroem o meio ambiente, seja durante a extração e processamento ou durante o uso destas fontes. Muitas vezes, junto com os problemas ambientais, está também associada uma menor eficiência (embora nem sempre esta relação seja real).

Entre os motivos que levam elas a continuarem a ser usadas, mesmo com toda a poluição que causam está o menor custo que existe para extrair e usá-las, e a alta disponibilidade em algumas regiões.

No Brasil, durante o governo de Juscelino Kubitschek houve a progressiva substituição das ferrovias brasileiras pelas rodovias como forma de atrair os investidores estrangeiros e fortalecer a indústria automobilística que entrava no país. Esta opção política, motivada por fatores econômicos, é conhecida como rodoviarismo.

Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural

Os combustíveis fósseis são alguns dos mais poluidores do meio ambiente. Foto: Shyjo / Shutterstock.com

Ao se pensar em poluição ambiental causada por fontes de energia, é natural que a primeira lembrança que venha a mente das pessoas seja a da queima de combustíveis fósseis (como a gasolina e o diesel), porém, apesar de serem tão comuns e largamente usados no mundo todo, eles não estão sozinhos nessa lista.

O petróleo e seus derivados geralmente estão entre os combustíveis poluentes mais utilizados. Quase todos os automóveis são movidos pela queima de seus derivados e não é sem motivo que é um dos produtos mais importantes no mercado mundial sustentando diversos países no mundo e produzindo algumas das mais poderosas empresas.

O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.

A queima desses combustíveis (petróleo, carvão e gás natural) é muito usada nas usinas termoelétricas, que utilizam essa queima como forma de produzir energia elétrica.

Energia nuclear

A energia nuclear é uma das que mais divide opiniões, sendo muitas vezes considerada como uma das mais poluentes por alguns e uma das menos poluentes por outros. Isso se deve ao fato de ela não poluir o ar como a energia oriunda da queima de combustíveis (como a energia termoelétrica, a queima de derivados do petróleo, dentre outras) e de ser uma fonte renovável, porém, possuindo outros aspectos polêmicos. Um impacto ambiental negativo da energia nuclear é o lixo nuclear. É um problema grave, principalmente pelo risco de terríveis acidentes com consequências que o ser humano não consegue reverter e que se propagam indefinidamente por décadas.

As usinas hidroelétricas poluem?

Apesar de ela em si não ser considerada poluente, há alguma polêmica sobre o uso de usinas hidroelétricas, as quais podem possuir um forte impacto ambiental nas águas e principalmente nas áreas de terra firme ao redor que acabam sendo inundadas na construção da sua represa. A destruição do ecossistema que foi inundado, bem como os efeitos na vida fluvial do rio represado, estão entre as críticas a esse sistema levantadas por opositores. Os reservatórios de água também emitem CO2 para atmosfera, em razão da decomposição da enorme quantidade de matéria orgânica que foi submersa.

Leia também:

Arquivado em: Ecologia, Economia