Questões da prova Unespar 2015

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2015. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 111:

Considere as seguintes proposições referentes à Ondulatória:

I) Ondas mecânicas precisam de um meio material para se propagarem e desta forma não se propagam no vácuo.
II) Ondas eletromagnéticas necessitam de um meio material para se propagarem.
III) Quando as vibrações de uma onda são perpendiculares à direção de propagação dessa onda, dizemos que ela possui direção de vibração transversal.
IV) Em relação a velocidade de propagação de uma onda, esta depende exclusivamente da intensidade da força de tração.

Estão incorretas:


Questão 112:

Uma corda de densidade linear igual a 1,8x10-2 kg/m é tracionada por uma força de 36 N. Nestas condições é correto afirmar que a velocidade de propagação de um pulso produzido nessa corda seja de:


Questão 113:

Quando aquecemos um fragmento de magnésio até a sua combustão, notamos o desprendimento de fumaça e luz, restando um pó branco aderido na pinça metálica. Podemos dizer que é um exemplo de fenômeno:


Questão 114:

Numa distração não intencional de um aluno, foram acondicionados acidentalmente em um recipiente, areia, sal de cozinha, óleo e água. Na tentativa de reverter o processo, ou seja, separar cada um dos componentes dessa mistura o aluno precisou fazer as seguintes operações:


Questão 115:

Até 1772 acreditava-se que o fogo era um elemento químico. Foi quando um cientista nascido em 1743 e guilhotinado em 1794, durante a Revolução Francesa, transformou a pesquisa química de qualitativa em quantitativa, formulando explicitamente a Lei da Conservação da Massa. Este cientista, também conhecido como o “pai da Química Moderna”, é:


Questão 116:

Pesquisa realizada por J. J. Thonson confirmou pela primeira vez a relação entre a massa e a carga do elétron, portanto, podemos dizer que assim foi descoberto o elétron. É reconhecido como uma contribuição de Thonson ao modelo atômico:


Questão 117:

Considere as seguintes informações referentes aos átomos A, B, e C.

I) A é isóbaro de B e isótono de C.
II) B tem número atômico 56, número de massa 137 e isótopo de C.
III) O número de massa de C é 138.

Tendo em vista estas informações, podemos afirmar certamente que o número atômico do átomo A é:


Questão 118:

Dados os átomos: A(Z=12), B(Z=21), C(Z=36) e D(Z=52). Os átomos A,B,C,D correspondem respectivamente:


Questão 119:

Dentre as propriedades abaixo, indique aquela que está apenas “aumentando” quando se acompanha os elementos na tabela periódica na ordem crescente de seus números atômicos.


Questão 120:

Com base na teoria de Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos somente H+. A ionização ocorre quando são dissolvidos em água. Três substâncias sofreram ionização resultando as fórmulas CN-1, NO2-1, IO3-1 que correspondem respectivamente aos ânions:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15