Questões da prova Unespar 2015

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2015. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 131:

Ao longo da evolução das plantas, estas também tiveram ancestrais que partiram do ambiente aquático para a conquista do ambiente terrestre. Qual foi o primeiro grupo de plantas que desenvolveu vasos condutores, possibilitando a formação das florestas sobre o continente.


Questão 132:

Na véspera do vestibular um aluno estava revisando suas anotações para construir uma tabela comparativa dos invertebrados. Entretanto muitas informações estavam incorretas, assinale a alternativa que possui as informações corretas.


Questão 133:

O subfilo vertebrata compreende cerca de 50 mil espécies, com representantes aquáticos, terrestres e aéreos. Assinale a alternativa correta sobre o estudo dos vertebrados:


Questão 134:

A teoria da evolução biológica é considerada a base da biologia moderna. “Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução” Theodosius Dobzhansky.

A ideia sobre evolução, também evoluiu com o passar do tempo, sobretudo com o avanço dos conhecimentos científicos. Identifique a correlação correta entre o nome do cientista e sua ideia de evolução.


Questão 135:

A fisiologia vegetal explica porque determinadas plantas são capazes de viver em ambientes inóspitos enquanto outras espécies só sobrevivem em ambientes ricos em matéria orgânica e umidade. Considerando seus conhecimentos de fisiologia vegetal, assinale a alternativa correta:


Questão 136:

A nova geração do surf brasileiro está encantando o mundo, com manobras aéreas de tirar o fôlego. Em uma entrevista, o principal nome do surf na atualidade Gabriel Medina, relatou os riscos de acidentes com corais e águas vivas nesse esporte.

Assinale a alternativa correta sobre o filo dos Cnidários.


Questão 137:

”A natureza, em contraste, move-se devagar não exige nada, e talvez para muita gente não impressione tanto assim. Mas se você nunca se coloca no meio da natureza, para perceber que a sua essência é a nossa essência, você fica inclinado a tratá-la como algo trivial. Fica disposto a abusar dela e destruí-la pelo descuido, sem perceber sequer que esse modo de agir está errado.”
“A natureza se torna um papel de parede, um pano de fundo da experiência, sem revelar seu significado mais profundo. No entanto, tudo o que fazemos para a natureza, fazemos para nós mesmos. Precisamos agir de maneira afirmativa para deter a destruição.”
Gore, Albert. Uma verdade inconveniente. Manole, 2006; p.161.

Assinale a alternativa correta, baseado no estudo da ecologia.


Questão 138:

Uma atribuição dos biólogos é o estudo das diferentes cadeias alimentares para avaliar o equilíbrio ecológico de determinadas regiões. Considere a seguinte cadeia alimentar e assinale a alternativa correta:

Milho → Gafanhoto → Louva a Deus → Sapo → Cobra.


Questão 139:

Assim como os seres humanos tem seu ciclo de vida, em que nascemos, crescemos, podemos nos reproduzir e morremos; as células também tem seu ciclo de vida. Sobre ele, assinale a alternativa correta:


Questão 140:

Sobre seus conhecimentos de Genética, apresente a alternativa correta:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 [14] 15