Questões da prova Unespar 2015

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2015. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Umas das primeiras transformações de pensamento que surgiu na Grécia Antiga foi a distinção entre cosmogonias e cosmologias. A primeira vinculada ao pensamento homérico e hesiodiano e a segunda levada a cabo pelos chamados Pré-Socráticos. Sobre os Pré-Socráticos é correto afirmar:


Questão 32:

Um dos textos mais importantes da história da filosofia que trata do tema da moral e da ética é a Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Nesta obra, o pensador analisa a natureza e o caráter das ações humanas e, ao final, sugere que há um bem supremo, que é a finalidade última das ações humanas. Este bem supremo é:


Questão 33:

Uma das conquistas mais importantes para o desenvolvimento da ciência moderna foi o estabelecimento do método científico, para o qual muitos filósofos contribuíram. Um deles, René Descartes, dedicou sua obra Meditações metafísicas a construir um método científico rigoroso e seguro, que permitiu o avanço de muitas áreas da ciência. Assinale a opção que indica dois dos elementos dessa obra que são fundamentais para se compreender a proposta do filósofo.


Questão 34:

Leia o fragmento abaixo, da canção “Bienal”, de Zeca Baleiro.

“Desmaterializando a obra de arte do fim do milênio
Faço um quadro com moléculas de hidrogênio
Fios de pentelho de um velho armênio
Cuspe de mosca, pão dormido, asa de barata torta
Meu conceito parece, à primeira vista,
Um barrococó figurativo neo-expressionista
Com pitadas de arte nouveau pós-surrealista calcado da revalorização da natureza morta”.

A letra sugere uma série de questões que se pode levantar sobre a criação artística e sobre o processo da elaboração de uma obra de arte. Além disso, indica de forma bem humorada a dificuldade que encontramos hoje para emitir uma opinião, julgar ou mesmo fazer uma crítica das obras de arte das últimas décadas. Segundo Adorno e Horkheimer, esse fenômeno poderia ser entendido a partir do processo de industrialização da cultura, que tem como um dos pontos fundamentais a:


Questão 35:

Immanuel Kant, um dos pensadores mais influentes do século XVIII, nos deixou três obras que conhecemos como as obras críticas: a Crítica da razão pura, a Crítica da razão prática e a Crítica da faculdade do juízo. Com essas obras ele se estabeleceu como um marco para o pensamento moderno, pois buscou resolver um conflito entres duas vertentes sempre constantes na história da filosofia: de um lado os filósofos racionalistas, e de outro, os empiristas. Para resolver o antagonismo entre esses dois lados, Kant desenvolveu sua filosofia crítica, também conhecida como:


Questão 36:

Platão, em sua obra, A República, fala de uma ética teleológica, isto é, uma ética cujo princípio não é o que realmente se faz, mas o que se deveria fazer. Esta postura de Platão está baseada naquilo que ficou conhecido como Teoria das Ideais, sobre a qual é correto afirmar que:


Questão 37:

Em O Existencialismo é um humanismo, Jean-Paul Sartre coloca que o ser humano não é passível de uma definição, e que, dentro desta perspectiva, nada lhe pode ser, a priori, proibido. Sobre a perspectiva sartreana da liberdade, é correto dizer:


Questão 38:

De um modo geral, nós homens temos grande dificuldade em separar a razão e os instintos. Ora agimos de acordo com os impulsos, ora ponderamos e planejamos nossas ações. E, embora a filosofia defenda que os homens devem procurar usar a razão sempre que possível e da melhor maneira que puderem, sabemos que cotidianamente isso não acontece. Em O nascimento da tragédia, Nietzsche faz uso de duas imagens, inspiradas em dois deuses, pertencentes à cultura grega do século V a.C., para tratar da racionalidade e dos instintos. Assinale a opção que indica corretamente esses dois deuses:


Questão 39:

“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”. Esta a décima primeira das Teses sobre Feuerbach, escrita por Karl Marx em 1845 e conhecida em todo o mundo. O filósofo dedicou sua vida a fazer uma crítica profunda do sistema de pensamento da filosofia, acusando-a de não perceber que o pensamento decorre das necessidades materiais do homem e que não pode ser entendido separadamente destas. Dentro desta perspectiva, cunhou vários conceitos que são essenciais para a compreensão do sistema de produção que vivemos hoje, o capitalismo. São conceitos de Karl Marx:


Questão 40:

Ao analisar a seqüência das representações na pesquisa geográfica, é correto inferir que:


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15