Questões da prova Unespar 2015

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2015. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

Um dos motivos pelos quais parte dos cafeicultores no século XIX não se interessou em adotar técnicas modernas de produção era a abundância de terras disponíveis, já que, esgotada a fertilidade de um dado terreno, novas áreas poderiam ser abertas para a lavoura do café. Em uma comparação entre o plantio de café no Brasil contemporâneo e o do século XIX, pode-se afirmar que:


Questão 62:

A Guerra do Paraguai que se estendeu de 1864 a 1870, chamada entre os paraguaios de Grande Guerra ou de Guerra da Tríplice Aliança, reuniu o Brasil, a Argentina e o Uruguai, na Tríplice Aliança, contra o Paraguai. Sobre as consequências da guerra é correto afirmar que:


Questão 63:

A crise que começou em 1929 nos Estados Unidos foi piorando nos anos seguintes. Por isso se fala nos anos seguidos de Grande Depressão (econômica). Em 1932, um novo presidente, Franklin D. Roosevelt, assumiu o poder. Ele colocou em prática o plano econômico de recuperação chamado New Deal. Entre as características principais do New Deal está:


Questão 64:

Sobre a Segunda Guerra Mundial é INCORRETO afirmar que:


Questão 65:

“O populismo é produto de uma situação política geradora da ‘proletarização’ de amplas camadas sociais, que em meio à transição para uma sociedade desenvolvida industrialmente perde sua identidade social, transformando-se em ‘massa de manobra’. O fenômeno populista aflora na identificação pelas massas de uma liderança julgada capaz para o exercício do poder de sorte a protegê-la do desemprego e da miséria. O populismo estabelece uma relação direta entre o líder e as massas, exalta o poder público e transforma o líder na própria encarnação do Estado protetor dos trabalhadores pobres e humildes. Nesta relação, os interesses de classe ficam subordinados aos interesses ‘nacionais’, propondo dessa forma a identificação dos trabalhadores com a nação (...) Nestes últimos anos, os historiadores têm procurado reavaliar o sentido que é atribuído ao fenômeno populista. Neste processo em que se estabelece uma relação inorgânica direta entre o líder e as massas, não há apenas uma subordinação mecânica do povo trabalhador com a autoridade no exercício do poder. Há como uma troca que permite, em contrapartida, o fortalecimento dos canais representativos das demandas populares, sejam elas os sindicatos ou partidos, sendo que no caso brasileiro os primeiros foram muito contemplados. Assim, não teria existido uma via de mão única a beneficiar somente os interesses governamentais e sim conquistas – embora tardias – que vieram a atender efetivamente os trabalhadores”.
Lincoln de Abreu Penna. República brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. p. 197 – adaptado).

Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre o populismo no Brasil, pode-se afirmar que:


Questão 66:

As expressões “Revolução” e “Golpe” foram e ainda são usadas para designar um mesmo fenômeno político no Brasil, que se iniciou no primeiro semestre de 1964 e perdurou até 1985, um período que ficou conhecido como Regime Militar. As palavras geralmente não são instrumentos neutros para se descrever ações e fenômenos históricos, entre outros motivos, porque elas podem denotar os critérios de classificação ou um determinado juízo de valor de quem as usa. Na caracterização do Regime Militar, o termo:


Questão 67:

Em 1947 foi aprovado o plano de partilha da Palestina pela Organização das Nações Unidas (ONU), que previa a criação de dois estados independentes: um judeu e outro palestino, o que gerou o início de intensos e constantes conflitos. Sobre os conflitos árabe-israelenses é correto afirmar que:

I. Desde a criação do Estado de Israel em 1967, o conflito foi marcado por alguns poucos confrontos, sendo características principal a paz e o diálogo intenso entre Árabes e Judeus, o que tem garantido avanço nas negociações e respeito aos direitos adquiridos.
II. Em função dos conflitos, mais de um milhão de palestinos se encontram, atualmente, refugiados em outros países do Oriente Médio, como Líbano, Síria e Jordânia.
III. Apesar do apoio da maior parte das populações israelense e palestina pela paz, e dos vários acordos assinados entre os seus líderes, somente com a intervenção de países pacíficos como o Brasil e o Chile, é que as negociações tiveram significativo progresso.
IV. Um dos maiores obstáculos aos acordos de paz é o fundamentalismo de alguns grupos, tanto israelenses quanto palestinos. Os nacionalistas radicais israelenses defendem a criação da “Grande Israel”, que ocuparia toda a Palestina. Os radicais palestinos, por sua vez, são contrários à existência do Estado judeu.


Questão 68:

A Usina Hidrelétrica de Itaipu foi planejada desde 1966. Os presidentes do Brasil (João Figueiredo) e do Paraguai (Alfredo Stroessner) inauguraram oficialmente a Usina em 05 de novembro de 1982. No entanto, a produção de energia só teve início quando entrou em operação a primeira unidade geradora, em 05 de maio de 1984.

Sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu é correto afirmar que:


Questão 69:

Nos últimos trinta anos, a História do Brasil foi marcada por três manifestações sociais de caráter nacional: a campanha pelas Diretas Já, o Impeachment do presidente Collor e a onda de protestos que se iniciou em junho de 2013 por conta do aumento do preço da passagem do transporte urbano em São Paulo, e que, em poucas semanas, incorporou outras reivindicações, manifestantes e se espalhou Brasil afora. A respeito dos três fenômenos, analise as proposições abaixo:

I. Assim como as Diretas Já, as manifestações de 2013 tinham como pauta principal a ampliação da democracia no Brasil contemporâneo;
II. Nas três ocasiões, a televisão foi o mais importante canal de comunicação entre os manifestantes;
III. O impeachment do então presidente Collor em 1992 foi a única das três manifestações que teve consequências políticas;
IV. Nas manifestações de junho de 2013 não emergiu nenhuma liderança partidária, sindical ou estudantil majoritariamente aceita pelos manifestantes;
V. A existência dessas três manifestações reforça a ideia de que o brasileiro é politicamente apático.


Questão 70:

A reta r tangência a circunferência que tem centro no ponto A e equação c: (x-1)2 + (y-1)2 = 25 no ponto B = (4,5), conforme a Figura 1.

Dadas as condições, a equação da reta r é:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12 13 14 15