Capitais da América do Norte

Mapa das capitais da América do Norte. Ilustração: pingebat / Shutterstock.com

Estados Unidos da América

Washington D.C – é a capital dos Estados Unidos da América (EUA), e Distrito Federal (unidade autônoma, com governo próprio) dos Estados Unidos e da Colúmbia. A sigla D.C significa Distrito de Colúmbia, onde a cidade está localizada.

O município de Washington e o Distrito de Colúmbia possuem a mesma entidade administrativa, sendo governados por um único governo. O Congresso americano possui autoridade absoluta sobre seu Legislativo, tendo poder de veto. Os cidadãos de Washington não têm representantes com poder de voto no Congresso. A cidade é administrada por um prefeito e um conselho local eleitos pelo povo.

O Distrito da Colúmbia foi fundado em 16 de julho de 1790. A construção de Washington D.C iniciou em 1792, sendo inaugurada em 1800, mesmo ano em se tornou capital dos EUA.

O nome Washington é uma homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington.

A cidade está situada no leste do país, na margem norte do Rio Potomac, ao Norte do Estado da Virgínia e ao Sul do Estado de Maryland. Sua área territorial é de 177 km², com população de 705.749 habitantes, conforme Censo de 2019.

Vista aérea de Washington, DC com o Memorial Jefferson, o Capitólio dos EUA, o Monumento de Washington e o Memorial Lincoln. Foto: Joseph Sohm / Shutterstock.com

O clima é classificado como subtropical úmido, com as quatro estações bem definidas. A temperatura média no inverno é 3,4ºC e no verão, 29ºC.

A moeda oficial é o Dólar Americano. A cidade destaca-se no setor terciário (comércio e prestação de serviços). A segunda maior fonte de renda local é o turismo, movimentando bilhões de dólares anualmente.

Os pontos turísticos mais visitados da cidade são: Capitólio dos Estados Unidos; Memorial Lincoln; Casa Branca; National Mall; Smithsonian Institution; Museu Nacional do Ar e Espaço; Jefferson Memorial; e Galeria Nacional de Arte.

Canadá

Ottawa é a capital do Canadá e quarta maior cidade do país. Localizada à margem sul do Rio Ottawa, na parte Leste do Sul de Ontário (umas das dez províncias canadenses), limitando-se com Gatineau (cidade da província de Quebec), formando assim, o núcleo da Região Metropolitana de Ottawa-Gatineau. Sua área territorial é de 2.790 km², com população de 994.837 habitantes, conforme Censo de 2017.

A cidade foi fundada em 1826 com o nome Bytown, sendo modificada para Ottawa em 1855. Tornou-se capital em 1867. A palavra Ottawa vem do Rio Ottawa, que é uma derivação de “Odawa” na língua algonquina, que significa “trocar”.

A cidade é referência educacional no Canadá, além de possuir melhor qualidade de vida e menor índice de desemprego no país. Ottawa é administrada por um prefeito eleito pelos cidadãos, que cumpre mandato de até 3 anos.

Vista aérea da cidade de Ottawa. Foto: SF photo / Shutterstock.com

O clima de Ottawa é classificado como temperado. No inverno a temperatura média é de – 10ºC, e no verão, 26,5ºC. Muito comum ocorrer temperaturas menores de – 25ºC, durante as noites de inverno. A temperatura mais baixa registrada na cidade foi – 46,1ºC, em 1943. No verão, as temperaturas também podem chegar a 40ºC.

Geralmente, a cada três anos, a cidade sofre um pequeno abalo sísmico ou terremoto (causado pelo choque de placas tectônicas).

A moeda oficial é o Dólar Canadense (CAD). As principais atividades econômicas da cidade são o serviço público e o setor de alta tecnologia. O governo federal é o maior empregador local. As áreas de turismo e saúde também vêm crescendo cada vez mais.

Os principais pontos turísticos são: Canal Rideau (rio onde ocorre navegação de esporte e patinação no gelo); Parliament Hill (monumento e memorial de guerra); ByWard Market (comida artesanal e loja de grife); Museu Canadense de História; Galeria Nacional do Canadá; Museu de Guerra Canadense; Casino Du Lac-Leamy, e outros.

México

Cidade do México é a capital e cidade mais populosa do México e da América do Norte. Nela estão sediados os poderes federais dos Estados Unidos Mexicanos. Está localizada no Vale do México, situado no Eixo Neovulcânico, nos planaltos do Centro-Sul do México. Sua área territorial é de 1.485 km², com população de 8,855 milhões, conforme Censo de 2015.

A Cidade do México foi fundada por volta do século XIV e era capital do Império Asteca, com o nome de Tenochtitlán, que acabou sendo destruída por conquistadores espanhóis. Após a independência mexicana em relação à Espanha, em 1822, foi criada a República Mexicana, na qual foi chamada de Distrito Federal até 1824. O local passou a ser chamado de Cidade do México oficialmente em 2016.

Vista aérea do centro da Cidade do México. Foto: Jess Kraft / Shutterstock.com

O clima é classificado como oceânico ou oceânico temperado. A temperatura média anual varia entre 12ºC e 17ºC. As estações climáticas são duas principais, a chuvosa que acontece entre junho e outubro, e a estação seca, que vai de novembro a maio.

A capital é o mais desenvolvido centro urbano, econômico, cultural e político do país. A moeda é o Peso Mexicano. Entre as atividades econômicas destacam-se serviços bancários, indústria (fabricação de químicos, plásticos, cimento, tecidos e outros), turismo e construção civil.

Os principais pontos turísticos são: Chapultepec (parque e museu); Museu Nacional de Antropologia; Centro Histórico da cidade do México; Palácio de Belas Artes; Museu Frida Kahlo; Castelo de Chapultepec; Templo Maior (museu e sítio arqueológico); e outros.

Leia também:

Arquivado em: América