Serra da Canastra

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

A Serra da Canastra está localizada no sudoeste de Minas Gerais, e tem formação sobre duas estruturas geológicas, Arqueano e Proterozoico Superior. Sua topografia varia entre 630 a 1500 metros de altitude, sendo o pico mais alto a torre da Serra Brava com 1496 metros, além da grande diversidade geomorfológica.

Se encontra dentro da Bacia do São Francisco e do Paraná. Possui mais de 200 mil hectares e abrange seis municípios: Vagem Bonita, Sacramento, Capitólio, São João Batista do Glória, Vargem Bonita e São Roque de Minas.

Seu nome se deve ao formato de baú que a serra possui, sendo canastra um baú antigo. Em 1972 foi criado o Parque Nacional da Serra da Canastra, com cerca de 71 mil hectares a fim de proteger as nascentes do rio São Francisco.

O clima na serra é ameno, com temperaturas que variam de 17ºC a 23ºC, porém com grande índice pluviométrico que varia entre 1300 a 1700 mm anuais.

A vegetação varia em Campestre e de Cerrado que oferece uma paisagem aberta com gramíneas e algumas plantas arbóreas esparsas e de troncos retorcidos, e é devido a esta paisagem que é possível observar a variedade de animais, estando entre eles, vários animais que estão em risco de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, entre outros.

É uma região com grande potencial turístico, haja vista que possui grande quantidade de cachoeiras, como a Casca d’anta com cerca de 186 metros de queda d’água, além da imensidão paisagística da serra.

Bibliografia:

http://revistasagarana.com.br/serra-da-canastra/

http://www.serradacanastra.com.br/atracoes/parque-nacional

http://www.serradacanastra.com.br/

http://www.canastra.com.br/

http://www.unifal-mg.edu.br/simgeo/system/files/anexos/Dhulia%20Alves%20de%20Souza.pdf

SOUZA, Dhulia A. de, RODRIGUES, Silvio C. CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA SERRA DA CANASTRA E ENTORNO (MG). Universidade Federal de Uberlândia. 2014.

Arquivado em: Brasil