Gordura monoinsaturada

Mestre em Ciências Biológicas (UFRJ, 2016)
Graduada em Biologia (UFRJ, 2013)

As gorduras monoinsaturadas são um tipo de gordura insaturada caracterizado pela presença de apenas uma ligação dupla entre carbonos (C=C) de sua cadeia. Elas são geralmente líquidas em temperatura ambiente, embora sejam mais viscosas que as gorduras poliinsaturadas e tendem a ficar sólidos quando resfriadas. Essa diferença de viscosidade entre as gorduras mono e poliinsaturadas ocorre porque quanto maior o número de ligações duplas mais líquida ela é. As gorduras saturadas, por exemplo, são sólidas, pois não apresentam nenhuma ligação dupla.

Um dos principais representantes das gorduras monoinsaturadas é o ácido oleico, presente principalmente no azeite oliva, mas podendo ainda ser encontrado em grande quantidade nos óleos de canola, girassol, soja e palma, no gergelim, e no bacalhau. O ácido oleico participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios. Outros alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas incluem abacate, amendoim e alguns tipos de nozes.

As gorduras monoinsaturadas são geralmente boas para a saúde e costumam ser indicadas como possíveis substitutas das gorduras saturadas, de forma a reduzir o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Acredita-se que o consumo controlado dessas gorduras pode baixar os níveis de triglicerídeos e do “colesterol ruim” (LDL), aumentar o “colesterol bom” (HDL), além de diminuir o risco de diversos tipos de câncer. As gorduras monoinsaturadas também parecem permitir uma melhor absorção de cálcio por parte dos ossos, levando a ossos mais densos, menor ocorrência de ossos quebradiços e de condições como a osteoporose. De forma contrária, dietas ricas em gorduras saturadas e com baixo teor de gorduras monoinsaturadas estão associadas a menor densidade óssea e redução da absorção de cálcio.

Porém, algumas pesquisas recentes não observaram diferenças significativas na substituição das gorduras saturadas pelas monoinsaturadas, principalmente quanto ao controle dos níveis de colesterol, com as gorduras monoinsaturadas sendo apenas ligeiramente mais vantajosas para a saúde. Vale ressaltar que qualquer dieta com consumo elevado de gorduras, mesmo baseada em gorduras boas, pode gerar problemas de saúde ao invés de benefícios, podendo causar obesidade e doenças relacionadas. Dessa forma, mesmo que seja feita a substituição de gorduras saturadas por monoinsaturadas, quando o consumo não é moderado não há vantagens visíveis.

Ainda levando em conta um consumo de gorduras controlado, quando comparamos os dois tipos de gorduras insaturadas (mono e poliinsaturadas) ambas apresentam vantagens para a saúde, com cada uma sendo mais vantajosa para um determinado objetivo. Enquanto as monoinsaturadas parecem ter mais impacto sobre a diminuição do risco cardíaco e de muitos tipos de câncer, as poliinsaturadas têm mais impacto na saúde cerebral, na função cognitiva e possuem efeitos anti-inflamatórios.

Logo, quando consumidas com moderação, as gorduras monoinsaturadas são um dos tipos de gordura que oferecem maior efeito benéfico para o coração, sendo uma boa opção para substituir as gorduras saturadas e principalmente as gorduras trans na dieta.

Referências:

Appel, L. J.; Sacks, F. M.; Carey, V. J.; Obarzanek, E.; Swain, J. F.; Miller, E. R.; Conlin, P. R.; Erlinger, T. P.; Rosner, B. A.; Laranjo, N. M.; Charleston, J.; McCarron, P.; Bishop, L. M. 2005. Effects of protein, monounsaturated fat, and carbohydrate intake on blood pressure and serum lipids: results of the OmniHeart randomized trial. JAMA, 294 (19): 2455-64.

Gillingham, L. G.; Harris-Janz, S.; Jones, P. J. H. 2011. Dietary monounsaturated fatty acids are protective against metabolic syndrome and cardiovascular disease risk factors. Lipids, 46: 209-228

Siri-Tarino, P. W.; Sun, Q.; Hu, F. B.; Krauss, R. M. 2010. Saturated Fatty Acids and Risk of Coronary Heart Disease: Modulation by Replacement Nutrients. Current Atherosclerosis Reports, 12(6): 384–390.

Sites:

https://draxe.com/monounsaturated-fat/

https://healthyforgood.heart.org/eat-smart/articles/monounsaturated-fats

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Bioquímica, Nutrição