Vitamina B5

Por Débora Carvalho Meldau
O ácido pantotênico, também denominado vitamina B5 ou pantotenato, faz parte das vitaminas do complexo B.

Estrutura do ácido pantotênico.

É encontrada no fígado, cogumelos cozidos, milho, abacate, carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais. Auxilia no controle da capacidade de resposta do organismo ao estresse e no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares.

Esta vitamina é fundamental para a produção da coenzima A, sendo, portanto, uma vitamina necessária para o metabolismo dos mamíferos. Além dessas funções já citadas, ela está relacionada com a produção de hormônios das glândulas adrenais e na formação de imunoglobulinas.

Sua deficiência leva à fadiga, doenças neurológicas, cefaléia, má produção de imunoglobulinas, câimbras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia, mal-estar, fraqueza de unhas e cabelo.

Fontes:
http://emedix.uol.com.br/vit/vit021_1f_vitaminab5.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ácido_pantotênico

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.