CARICOM

Mestre em Ensino na Educação Básica (UFG, 2021)
Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A CARICOM – Comunidade do Caribe (Caribbean Community)- é um bloco de integração econômica e política de nações do Caribe. O tratado, assinado em 1973, é constituído por 15 países-membros, além de outros quatro territórios. A CARICOM é composta por 12 países insulares e nações costeiras em torno do Mar Do Caribe.

Países que compõem a CARICOM

Os pequenos países insulares da região caribenha compartilham o mesmo passado de exploração colonial com as nações da América Latina continental. Também partilham a história das colônias de exploração pelas metrópoles europeias, a marcante presença africana e as desigualdades sociais que caracterizam os países subdesenvolvidos.

Assim que as então ex-colônias se tornaram independentes das nações europeias, surgiu a necessidade de unir forças para enfrentar os obstáculos e desafios desta nova condição. A criação do bloco de integração da CARICOM configurou-se como uma das estratégias de cooperação entre as novas nações independentes.

Objetivos

O documento de criação da CARICOM lista três objetivos centrais:

  • Promover a coordenação da política exterior dos países membros,
  • Desenvolver áreas de cooperação ativa nos setores social, político e econômico.
  • Alcançar a integração econômica por meio de um mercado comum.

A proposta do Mercado Comum da CARICOM foi formulado à parte do acordo de criação do bloco e visa contemplar a perspectiva da integração econômica entre os países membros e assim promover o desenvolvimento socioeconômico das nações da Comunidade.

Nas última décadas a maior parte dos países integrantes adotou a tarifa externa comum, que decresceu dos 20% na década de 1990, para os atuais 10% (2009). Além do imposto único para exportação, a Comunidade do Caribe aderiu a uma política comercial comum a respeito dos parceiros externos ao bloco, com foco na ampliação e diversificação das trocas comerciais com as demais nações do globo.

Características do bloco

A população aproximada das nações que compõem a CARICOM é de 18 milhões de habitantes. Sua formação étnica tem forte presença africana e europeia.

A maior parte dos países têm a base de sua economia fundamentada no setor de serviços, em especial aos que possuem relação com o turismo. Os países do bloco chegam a receber até 15 milhões de turistas internacionais por ano.

As exportações dos países da comunidade estão concentradas em produtos originados no setor primário. Metade das exportações da CARICOM são de petróleo e derivados, seguidos de produtos químicos. Alguns países exportam produtos agrícolas como a banana e a cana-de-açúcar.

Alguns dos membros da Comunidade do Caribe ainda carregam um certo caráter de dependência em relação ao Reino Unido. Em razão disso, possuem limitações à participação de atividades relacionadas à defesa e a relações exteriores. E em alguns casos, necessita de permissão para ratificar tratados nestas áreas.

A balança comercial das nações que integrantes da CARICOM, especialmente após a crise mundial de 2008, tem sido desfavorável sobretudo após a queda do turismo – estadunidenses, canadenses e europeus são a maioria dos visitantes.

A Comunidade do Caribe, não possui órgãos ou legislação supranacionais. As instituições do bloco tem caráter consultivo e integrador, não ameaçam ou retiram a autonomia e governabilidade dos países que cooperam no bloco.

Bibliografia:

Organização dos Estados Americanos – SICE – Sistema de Informações Sobre Comércio Exterior – em inglês - http://www.sice.oas.org/TPD/CAR_EU/Studies/CRSCARICOM_Challenges_e.pdf.

CEPAL - Comércio e integração no Caribe: tendências e perspectivas - Fonte Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). http://repositorio.cepal.org/bitstream/11362/1176/1/panorama20092010por.pdf

CARICOM View - http://cms2.caricom.org/documents/9402-caricom_view_jul_2011.pdf

Ministério das Relações Exteriores – Comunidade do Caribe – Caricom – Abril 2014. http://www.investexportbrasil.gov.br/sites/default/files/publicacoes/indicadoresEconomicos/ComExtCARICOM.pdf.

Arquivado em: Economia, Geografia
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: