Período Permiano

Último período da era paleozoica, o Permiano sucedeu o Período Carbonífero e compreende os anos entre 290 milhões a 248 milhões de anos atrás. É subdividido nas épocas Cisuraliana (mais antiga), Guadalupiana e Lopingiana (mais recente).

Foi neste período que o supercontinente Pangeia se formou. Com a imensa concentração de massa terrestre, o planeta passou por uma grande transformação climática que o tornou mais seco, pois raramente encontrava-se mares ou rios no interior do continente.

Pouca circulação de água no Pangeia fez com que o oxigênio na atmosfera diminuísse e, consequentemente, acabasse com a abundância de florestas. Neste período, os animais e plantas passaram por sérias dificuldades para sobreviverem.

Segundo cientistas, o Permiano foi responsável por uma das maiores extinções de animais invertebrados marinhos de que se tem registro. Por outro lado, os répteis atingiram o topo da cadeia alimentar com os anapsídeos e pelicossáurios, que chagavam a atingir mais de 3 metros de altura. Acredita-se que alguns destes répteis – como os sinapsídeos - tinham grandes semelhanças com os mamíferos.

Das espécies marítimas que sobreviveram à extinção em massa estão os tubarões, moluscos cefalópodes, anfíbios gigantes e escorpiões marinhos.

Na flora, surgiram as plantas coníferas (árvores gigantes parecidas com o pinheiro que vivem até mais de 4.000 anos) e as cicadófitas (que têm folhas parecidas com as palmeiras), além da proliferação das samambaias com semente que já haviam aparecido anteriormente.

O nome Permiano vem de Perm, uma cidade de grandes formações rochosas que fica ao oeste da Rússia, e foi definido em 1841 pelo geólogo escocês Roderick Murchison. Após este período surge o Triássico, que faz parte da Era Mesozoica e caracteriza-se pela hegemonia dos répteis na Terra, principalmente com a aparição dos primeiros dinossauros.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Permiano
http://www.avph.com.br/permiano.htm
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/925411
http://www.search4dinosaurs.com/carr_Permian_riverside.html
http://www.ux1.eiu.edu/~cfjps/1300/platelocations.html

Arquivado em: Geologia, História