Questões da prova UFRGS 2019

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2019. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 161:

Observe a imagem abaixo.

A partir das informações da campanha, considere as afirmações abaixo.

I - O excesso de plástico lançado irregularmente em cursos d'água e oceanos tem impacto na dinâmica ambiental dos oceanos, afetando sobretudo as espécies marinhas.

II - A produção do canudo de plástico, cujo tempo de uso é muito curto, contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável.

III - Canudos são resíduos generalizados mundialmente e levam muito tempo para se decompor.

Quais estão corretas?


Questão 162:

Observe a tabela abaixo que mostra a extensão da área (em km²) desmatada, por ano, no Bioma Cerrado, de 2001 a 2017 para cada Estado.

Sobre os dados apresentados na tabela, é correto afirmar que


Questão 163:

Leia o texto abaixo.

Pesquisas evidenciam que a linha de praia do delta do Rio Nilo está retrocedendo da costa a uma taxa alarmante. A água marinha ameaça solos agricultáveis e afeta milhões de pessoas.

Assinale a alternativa correta sobre fatores que podem estar relacionados à retração da linha de praia do delta do Rio Nilo.


Questão 164:

Leia o texto abaixo.

O Perfil dos Municípios Brasileiros em 2017, divulgado pelo IBGE, indica que, “dos municípios com mais de 500 mil habitantes, 93% foram atingidos por alagamentos e 62% por deslizamentos. As secas foram o tipo de desastre que afetou a maior parte dos municípios brasileiros: 2.706 ou 48,6%, seguido por alagamento (31%) e enchentes ou enxurradas (27%). A região Nordeste teve 82,6% de seus municípios afetados, especialmente o Ceará, em que essa proporção chegou a 98%, Piauí (94%), Paraíba (92%) e Rio Grande do Norte (91%). Os outros desastres foram mais frequentes no Sul, em que 53,9% dos municípios foram atingidos por alagamento, 51% por enchentes ou enxurradas, 25% por deslizamentos e 24,5% por erosão acelerada”.

Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/21633-desastres-naturais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos>. Acesso em: 09 out. 2018.

Considere as seguintes afirmações sobre eventos climáticos extremos e planejamento urbano.

I - Episódios de precipitação intensa podem levar à diminuição da capacidade de infiltração do solo e, consequentemente, a perdas e danos em áreas urbanas.

II - As secas independem do quantitativo pluviométrico e do armazenamento de água disponível superficial e subsuperficialmente, pois são o reflexo do desajuste entre o consumo e a disponibilidade.

III - As cidades com maior concentração de áreas verdes, por diminuírem a velocidade do vento e reterem a umidade do ar, propiciam melhores condições urbanas para ilhas de calor.

Quais estão corretas?


Questão 165:

Leia o trecho abaixo.

(...) empreendimentos que elegem certos espaços da cidade, considerados centralidades, e que os transformam em áreas de investimentos públicos e privados (...) culminam na valorização imobiliária, implicando a instalação de comércios com mercadorias acessíveis às classes sociais mais altas e a impossibilidade de permanência de moradores com menores recursos financeiros, que assim são substituídos por moradores com maior poder aquisitivo, o que resulta na elitização do local.

Adaptado de: BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine. Introdução. De volta à cidade. São Paulo: Annablume, 2006. p.21-58.

O segmento trata do conceito de


Questão 166:

Leia o trecho da música Arrancado de Lá Luanda (Quando Eu Venho de Luanda), do Mestre Toni Vargas.

A letra trata de um deslocamento chamado


Questão 167:

Considere as seguintes afirmações sobre as transformações na região Norte do Brasil, nos últimos anos.

I - A diversidade fronteiriça se estabelece pelas condições de acessibilidade viária, pelas redes de relações econômicas e pela densidade demográfica.

II - A implantação de hidroelétricas como a de Belo Monte e de unidades de exploração mineral de ferro promoveu, com a chegada de trabalhadores temporários, a intensificação de conflitos e impactos culturais.

III - A maior parte da população do Amazonas vive nas áreas rurais, o que implica desafios para o fortalecimento da economia do Estado.

Quais estão corretas?


Questão 168:

O BRICS (grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que realiza cúpulas anuais desde 2009, prevê


Questão 169:

Considere as afirmações a respeito da estrutura agrária brasileira.

I - A modernização do campo tornou-o autossuficiente em relação à cidade, destino da produção agrícola brasileira.

II - A modernização da agricultura tornou as paisagens agrícolas homogeneizadas, em virtude da especialização produtiva para atender ao mercado cada vez mais exigente.

III - As modificações na estrutura fundiária provocaram desemprego no campo e êxodo rural, além do aumento do número de trabalhadores sem direito à terra, com consequente exclusão social.

Quais estão corretas?


Questão 170:

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma ferramenta fundamental para a análise de dados espaciais. Esse sistema visa auxiliar na delimitação de elementos, conjuntos e fenômenos geográficos, por meio de representações temáticas da realidade em mapas.

Considere as afirmações abaixo, sobre a distribuição espacial de elementos, conjuntos e fenômenos no Estado do Rio Grande do Sul.

I - As Unidades de Conservação, associadas à política ambiental de valorização do bioma Mata Atlântica, estão concentradas na região Noroeste do estado.

II - As usinas de energia eólica, produzindo um total aproximado de 1.900 KW de energia elétrica, estão concentradas na região do Litoral e Campanha Gaúcha.

III - Os espaços vazios, com ausência de cidades de médio e grande porte, situam-se no Litoral Médio.

Quais estão corretas?


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 [17] 18 19 20 21 22 23