Questões da prova Unespar 2016

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2016. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 121:

Com relação às equações abaixo:

Com certeza são exemplos de reações de:


Questão 122:

Numa aula de química experimental, o professor mostrou aos alunos que numa tabela específica sobre os principais coeficientes de solubilidade encontra-se o do Cloreto de Sódio (NaCl) e que a 15ºC solubilizam-se 380g deste sal em 1 (um) litro de água. Uma equipe de alunos recebeu uma amostra de 20g de uma solução saturada de NaCl. Com estas informações, determine a massa do resíduo que aparece ao se evaporar toda a água da amostra.


Questão 123:

Numa sessão de estudos, alunos do Ensino Médio necessitavam responder a questão que tinha a seguinte informação: S(g) + 3/2 O2(g) → SO3(g)   ΔH = -94,4Kcal/mol que é a equação termoquímica de um problema. Pode-se afirmar que quando 120g de SO3(g) são formados: (Dado: S = 32g, O = 16g)


Questão 124:

A classificação da cadeia carbônica abaixo é:


Questão 125:

Em relação à classificação das cadeias carbônicas e sua nomenclatura, podemos dizer que o composto abaixo tem o seguinte nome oficial:


Questão 126:

Semanalmente nos noticiários (jornais escritos, TV, Internet e revistas de maior circulação, etc.) informam sobre o consumo e a proliferação de drogas no mundo. A cadeia abaixo pertence a uma substância alucinógena denominada “mescalina”, que tem a seguinte fórmula estrutural:

Nela estão presentes as seguintes funções orgânicas:


Questão 127:

Uma aula a respeito de ligações químicas, o professor mencionou casos especiais, e um destes casos eram as ligações constituídas pelos elementos da família 16 da Tabela Periódica. Esse professor afirmou que o ângulo da ligação vai diminuindo de valor nas moléculas H2O, H2S, H2Se, H2Te, nesta sequência, porque:


Questão 128:

Uma amostra de 30,695g de calcário (carbonato de cálcio) é aquecida a alta temperatura e se decompõe conforme a reação de calcinação

Após um aquecimento vigoroso, o calcário sofreu decomposição completa e depois de resfriado foi pesado e acusou 30,14g. Com base nestas informações, determine o volume de gás liberado na CNTP.

(DADO: C = 12, O = 16 , Ca =40)


Questão 129:

Numa aula de revisão, o professor de Química escreveu no quadro de giz os seguintes radicais: n-propil e n-butil. Solicitou aos estudantes o nome do composto formado pela união destes radicais, cuja resposta correta seria:


Questão 130:

“O prêmio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta segunda-feira aos investigadores William Campbell e Satoshi Omura “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra as infecções causadas por parasitas nemátodos”; e à cientista Tu Youyou, “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra a malária”, anunciou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)”.
(GERSCHENFELD, Ana. Nobel da Medicina recompensa três investigadores por trabalhos sobre parasitas. 2015. Disponível em: <http://www.publico.pt/ciencia/noticia/nobelda-medicina-recompensa-1710131>. Acesso em: 06 out.2015)

Julgue as afirmações e assinale a alternativa correta.

I. São doenças causadas por nemátodos: filariose, ascaridíase e oncocercose.
II. O causador da malária é um vírus, assim como o da dengue e febre amarela.
III. Tanto a malária, como algumas doenças causadas por nemátodos, possuem um vetor artrópode.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 [13] 14 15