Questões da prova Unespar 2016

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2016. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

O mundo capitalista caracteriza-se por ser dividido e articulado. Dividido no que se refere à esfera da produção e consumo, e articulado no que diz respeito à integração via troca de produtores localizados em numerosos territórios. Esta divisão só é viável através de uma ampla rede urbana, abrangendo vários tipos de centros localizados em vários territórios.
Desta forma, as relações entre o campo e a grande cidade se estabelecem sob a forma de ciclos. O esquema a seguir refere-se a eles.

Os ciclos entre campo e a cidade podem ser melhor explicados pela alternativa:


Questão 42:

A estrutura da população e a dinâmica demográfica de um país reflete dados das condições socioeconômicas do mesmo. O Brasil está passando por uma transição demográfica que se acelerou bastante a partir da década de 1970. Sobre isto, analise as afirmativas:

I. No Brasil, vem se reduzindo a participação da população idosa e aumentando a população jovem no conjunto total da população, fruto do aumento das taxas de natalidade e redução da expectativa de vida.
II. O índice de crescimento vegetativo no Brasil tem diminuído nas últimas décadas, embora ainda apresente índice muito alto, típico de países subdesenvolvidos.
III. A transição demográfica pela qual passa o Brasil tem levado a um oneramento do caixa da previdência, gerando preocupação aos governantes.
IV. As taxas de fecundidade no Brasil têm aumentado, principalmente pela diminuição da participação da mulher no mercado de trabalho.
V. No Brasil tem aumentado o percentual de população ativa, no entanto esta população é mal remunerada e de preparo técnico relativamente limitado, o que favorece o subemprego.

Estão corretas as afirmativas:


Questão 43:

Um grupo de países tem despertado a atenção de governos, de analistas econômicos e da imprensa mundial pelo dinamismo de suas economias: os BRICS. Apesar de apresentarem subdesenvolvimento são denominados pela imprensa internacional como “Emergentes”, constituem este grupo:


Questão 44:

A representação, a seguir, retrata um acontecimento que vem preocupando cada vez mais os governantes de países do continente europeu. A dinâmica representada pelas setas se intensificou nos últimos anos e atualmente se manifesta de forma dramática e assustadora.

Assinale a alternativa que melhor esclarece esta situação.


Questão 45:

Analise a seguinte representação:

Relação entre escala cartográfica grande e pequena.

A representação faz referência ao tamanho das escalas cartográficas. Sobre o tema em destaque, analise as afirmações:

I. Um mapa do Brasil apresentará maior área, assim terá menor escala se comparado a um mapa do mesmo tamanho, do estado do Paraná.
II. Quanto maior a escala de um mapa, menor será a área representada e maior o nível de detalhes.
III. Quanto menor o denominador de uma escala, maior será a escala e a riqueza de detalhes.
IV. Um mapa com escala de 1: 20.000 tem menor riqueza de detalhes do que outro da mesma área com escala de 1: 100.000.
V. Quando o nível de detalhe de um mapa for menor, a área da carta e a escala serão grandes.

É correto apenas o que se afirma em:


Questão 46:

De 2010 para 2014, o Paraná figura como o estado que lidera ranking de receita líquida: A evolução de 56% corresponde a quase o dobro da inflação acumulada, de 24% (de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O desempenho também foi mais expressivo do que a média de crescimento nacional, de 39%. Os dados constam dos relatórios de gestão fiscal encaminhados pelos estados, quadrimestralmente, ao governo federal (adaptação: Gazeta do Povo, 07 dez. 2014).

Evolução da arrecadação de tributos do Paraná 2010-2014.

A partir das informações dadas no enunciado e sobre o tema em destaque, julgue as inserções:

I. Viver no Paraná ficou mais caro durante o período destacado.
II. Os impostos sempre aumentaram no período demonstrado.
III. O alto investimento na produção de energia justifica o aumento dos gastos de 2012 para 2013.
IV. A arrecadação aumentou no período analisado mas as despesas com pessoal e encargos sociais diminuíram nos últimos anos.

Está correta:


Questão 47:

O surgimento dos blocos econômicos coincide com a mudança exercida pelo Estado. Em um primeiro momento, a ideia dos blocos econômicos era de diminuir a influência do Estado na economia e comércio mundiais. Mas, a formação destas organizações supranacionais fez com que o estado passasse a garantir a paz e o crescimento em períodos de grave crise econômica. Assim, a iniciativa de maior sucesso até hoje foi a experiência vivida pelos europeus.
Disponível em:< http://educacao.globo.com/artigo/globalizacao-comercio-mundial-formacao-de-blocos-economicos.html> Acesso em: 22 out. 2015.

Sobre o tema central em destaque, é correto afirmar:


Questão 48:

Os fusos horários são faixas imaginárias na direção dos meridianos que dividem a Terra em 24 setores de horário único. Essas faixas foram estabelecidas com base no movimento de rotação da Terra, que demora aproximadamente 24 horas para dar uma volta completa em torno de seu eixo.
Cada fuso mede 15° da circunferência terrestre. Essa medida corresponde à divisão dos 360° da circunferência da Terra por 24. [...] em outras palavras, a cada hora a Terra gira 15°.
(ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2011, p.18)

Sobre os fusos horários e fatores relacionados aos mesmos, é correto afirmar:


Questão 49:

O solo compreende a camada superficial da Terra, resultante da ação do intemperismo (físico e químico) e da ação da matéria orgânica sobre as rochas. É constituído de material sólido (minerais e matéria orgânica), água e ar sendo responsável por sustentar a vegetação. Em geral, os solos são constituídos por camadas sobrepostas, denominadas de horizontes. Os horizontes são formados a partir da atuação conjunta de processos físicos, químicos e biológicos, distinguindo-se por meio de propriedades como cor, textura e teor de argila.

Sobre os horizontes, classificação e uso dos solos, analise as preposições:

I. Um solo maduro, ou seja, aqueles bem desenvolvidos são compostos pelos horizontes “O” (orgânico); Horizonte “A”, também há matérias orgânica e também material mineral; Horizonte “B”, horizonte com alto grau de intemperismo, cor mais intensa e baixa quantidade de matéria orgânica; “C”, horizonte formado por rochas em alterações e R, horizonte, formado por rocha não alterada.

II. Nas regiões de clima quente e úmido, os solos são profundos devido ao intenso intemperismo químico causado pelas altas temperaturas e disponibilidade de água.

III. Nas altas latitudes, ou seja, nas regiões de clima frio, predomina os solos pouco desenvolvidos, que permanecem congelados durante grande parte do ano, com uma fina camada de gelo denominada de permafrost.

IV. A maior parte dos alimentos que consumimos provém da atividade agropecuária que utiliza o solo nas plantações e pastagens. O Brasil está despontando como o celeiro do planeta e as inovações tecnológicas o colocam como o único país a investir predominantemente na agricultura orgânica e também em variedades não modificadas geneticamente.

V. Os solos tropicais caracterizam-se pela carência de nutrientes e sais minerais, comparativamente com os solos de áreas de clima temperado. Os solos tropicais apresentam baixa fertilidade, tal fragilidade natural acentua-se em decorrência do excesso de chuva durante o verão (lixiviação), retirando os nutrientes. O que demanda de correções por meio da aplicação de fertilizantes químicos.

São verdadeiras as afirmativas:


Questão 50:

Geologia é uma das chamadas Ciência da Terra (…). Como ciência, a Geologia procura decifrar a história geral da Terra, desde o momento em que se formaram as rochas até o presente. Um conjunto de fenômenos físicos, químicos, físico-químicos e biológicos compõe o seu complexo histórico. (…)
(LEINS, V. AMARAL, S. E. Geologia Geral. 12. Ed. São Paulo; Nacional, 1995. P.3)

Com relação à Geologia do Planeta Terra, analise as preposições e assinale a incorreta.


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15