Questões da prova Unespar 2016

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2016. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

“Se há 62 anos, Ary Barroso acertou em cheio ao dizer que nascia uma estrela em seu programa de calouros, o que ele não podia imaginar é que o tempo daquela menina franzina é precisamente agora.
Isso porque Elza Soares, aos 78 anos de vida, acaba de lançar um dos discos mais poderosos do ano. Fruto de uma parceria com um seleto grupo de músicos paulistanos, o apocalíptico ‘A Mulher do Fim do Mundo’ é o primeiro trabalho só de inéditas da cantora, que avisa: ‘Vou cantar até o fim’.”
(Braian Boguszewski, especial para a Gazeta do Povo - Texto publicado na edição impressa de 21 de outubro de 2015)

Sobre Elza Soares é correto afirmar que:

I. Cantora e pianista, foi a primeira esposa do humorista Jô Soares.
II. Foi vencedora de um dos concursos de “Rainha do Rádio” promovido pela Rádio Nacional na década de 1940.
III. Iniciou sua carreira artística cantando na peça “Arena Conta Zumbi”, no tetro Arena de São Paulo.
IV. É uma cantora negra, de voz rouca, foi esposa do jogador de futebol Garrincha.
V. Gravou a canção “Língua”, de Caetano Veloso, no álbum Velô.


Questão 22:

“Roger Waters, ex-baixista e fundador do Pink Floyd, enviou uma carta para Gilberto Gil e Caetano Veloso pedindo para que os músicos brasileiros cancelem um show marcado para o dia 28 de julho em Tel Aviv, Israel. Escrita em 22 de maio, a mensagem foi encaminhada através do BDS, sigla global que tem como objetivo pressionar a saída de Israel de territórios palestinos através de ‘boicotes, desinvestimentos e sanções’. Respeitosamente, Waters explicou a admiração cultivada pela dupla brasileira, pedindo para que Gil e Caetano não façam o show na segunda maior cidade do país. “Caros Gilberto e Caetano, os aprisionados e os mortos estendem as mãos. Por favor, unam-se a nós cancelando seu show em Israel”, escreveu.”
(1 de Junho de 2015 às 11:29 Revista Rolling Stone Edição 110 – 2015)

I. A carta de Roger Waters procura proteger os dois cantores brasileiros de algum possível ataque palestino em Israel.

II. Roger Waters, na carta, demonstra claramente sua opinião de que a arte não deve interferir nos conflitos entre os povos.

III. Roger Waters é um artista engajado na causa palestina e buscava adesão e apoio dos dois cantores brasileiros ao sugerir o boicote por meio da carta.

IV. No decorrer dos acontecimentos, após o episódio da carta, Caetano Veloso e Gilberto Gil não realizaram o show em Israel, atendendo ao apelo do ex-baixista do Pink Floid.

V. No decorrer dos acontecimentos, após o episódio da carta, Caetano Veloso e Gilberto Gil realizaram o show em Israel, não atendendo ao apelo do exbaixista do Pink Floid.


Questão 23:

“ ___________ é Pablo Escobar, o traficante de cocaína que, nos anos 80, montou um império do crime à frente do infame cartel de Medellín, na Colômbia. Antes dos 30, já era o homem mais poderoso do país. Estendeu seus tentáculos até Miami e invadiu o maior mercado consumidor do mundo. Foi então que a agência nacional antidrogas americana (DEA) decidiu caçá-lo. Escobar é uma figura fascinante. Um tiozão barrigudo, um caseiro de sítio que se transforma num monstro. O que o leva a isso? Como um contrabandista de eletrodomésticos se transforma em Scarface? ________ não tenta dar uma resposta.”
(Postado em 01 set 2015 por : Kiko Nogueira - Blog Diário do Centro do Mundo)

O enunciado acima faz referência a uma série, exibida pela Netflix. Assinale abaixo a alternativa que dispõe o nome do protagonista e o nome da série, completando corretamente as lacunas do texto.


Questão 24:

A obra do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht (1898 – 1956) é bastante conhecida pelo seu teor político e contestador. Marque com verdadeiro ou falso as alternativas abaixo, identificando momentos da produção musical brasileira nos quais sua obra foi referenciada.

Em seguida, assinale em (V) verdadeiro ou (F) falso, a alternativa que contém a sequência correta.

( ) Poema de Brecht declamado pela cantora argentina Mercedes Sosa, na abertura de uma das faixas do álbum Sentinela do cantor e compositor Milton Nascimento, gravado em 1980.
( ) Poema de Brecht musicado em 1960 pelo compositor Heitor Villa-Lobos.
( ) Poema de Brecht musicado pelo cantor e compositor Renato Russo, gravado no álbum Equilíbrio Distante, em 1995.
( ) Musical composto pelo cantor, compositor e escritor Chico Buarque em 1978, inspirado na Ópera dos Três Vinténs de autoria de Brecht.
( ) Todas as alternativas estão corretas.


Questão 25:

As imagens abaixo foram produzidas por artistas latino-americanos, a autoria das mesmas está indicada abaixo de cada uma. Assinale a alternativa que dispõe corretamente o título da obra e o país de origem dos artistas.

 

 


Questão 26:

Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro. Sua vida e obra foram objeto de documentário, dirigido por Win Wender e pelo filho do fotógrafo Júlio Salgado, indicado ao Oscar em 2015. Qual das fotos abaixo, de autoria do fotógrafo, representa de forma exemplar o teor da sua obra?


Questão 27:

Sobre o curta-metragem “Ilha das Flores” é correto afirmar que:


Questão 28:

Relacione as duas colunas e assinale a alternativa que dispõe a ordem correta.

I. Jongo.
II. Carimbó.
III. Parangolé.

( ) Dança e música do povo paraense, com sua origem na cultura dos índios Tupinambás.
( ) Dança participativa criada por Hélio Oiticica que se realiza quando o participante veste e movimenta uma capa colorida.
( ) Música e dança de origem africana. Uma das fontes de origem do samba.


Questão 29:

“Como ir pro trabalho sem levar um tiro

Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita
E é capaz de tudo pra manter sua brisa
Os saraus tiveram que invadir os botecos
Pois biblioteca não era lugar de poesia
Biblioteca tinha que ter silêncio,
E uma gente que se acha assim muito sabida

Há preconceito com o nordestino
Há preconceito com o homem negro
Há preconceito com o analfabeto
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai.

A ditadura segue meu amigo Milton
A repressão segue meu amigo Chico
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai.
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a cocaine, pai
Pois na quebrada escorre sangue.”

(Disponível em http://www.vagalume.com.br/criolo/calice.html#ixzz3qOyuM3T6 Acesso em 25/10/2015)

Os versos acima foram compostos pelo rapper Criolo sobre os versos da canção “Cálice”, composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em1973. A composição do rapper:

I. Foi acusada de plágio pelos autores da canção original;
II. Foi assimilada por Chico Buarque no repertório de seu show;
III. Foi assimilada por Gilberto Gil no repertório de seu show;
IV. Denuncia de forma contundente a opressão social sofrida pelas minorias e o papel de intervenção da arte, o que torna a sua versão da canção uma atualização das posições defendidas pelos compositores de “Cálice” no período da ditadura militar;
V. Não tem afinidade, no seu conteúdo, à composição original “Cálice” que aborda, exclusivamente, a questão da censura sofrida pelos artistas no período da ditadura militar.


Questão 30:

“Chamamos atividade criadora do homem aquela em que se cria algo novo. Pouco importa se o que se cria é algum objeto do mundo externo ou uma construção da mente ou do sentimento, conhecida apenas pela pessoa em que essa construção habita e se manifesta.”
(VIGOTSKI. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ed. Ática, 2009 p.11)

“Surge a questão: a atividade da imaginação não depende do talento? Existe uma opinião muito difundida de que a criação é o destino de eleitos e apenas quem tem o dom de um talento especial vai desenvolvê-la, podendo considerar-se convocado para a criação. Esse postulado não é correto, como já tentamos explicar. Se compreendermos a criação em seu sentido psicológico verdadeiro, como a criação do novo, será fácil chegar à conclusão de que a criação é o destino de todos, em maior ou menor grau [...]”
(VIGOTSKI. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ed. Ática, 2009 p.51)

Com base na leitura dos dois enunciados de Vigotski, assinale a afirmativa correta.


Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15