Questões da prova Unespar 2016

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2016. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 131:

“O prêmio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta segunda-feira aos investigadores William Campbell e Satoshi Omura “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra as infecções causadas por parasitas nemátodos”; e à cientista Tu Youyou, “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra a malária”, anunciou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)”.
(GERSCHENFELD, Ana. Nobel da Medicina recompensa três investigadores por trabalhos sobre parasitas. 2015. Disponível em: <http://www.publico.pt/ciencia/noticia/nobelda-medicina-recompensa-1710131>. Acesso em: 06 out.2015)

Assinale a alternativa que NÃO está correta.


Questão 132:

Observe o cladograma e assinale a alternativa correta


Questão 133:

“Em um experimento, foram cultivados separadamente Paramecium caudatum e Paramecium aurelia. Ambos desenvolveram-se, mas o P. aurelia cresceu muito mais rapidamente que o P. caudatum. Entretanto, quando juntas, em um mesmo meio, o P. aurelia multiplicou-se muito mais rapidamente e eliminou o P. caudatum.”
(CHEIDA, L. E. Biologia integrada. São Paulo: FTD, 2002)

O experimento descrito acima foi muito importante na formulação do Princípio de Gause ou Princípio da Exclusão Competitiva.

Uma das consequências da competição entre duas populações de espécies diferentes, com o mesmo nicho ecológico, é:


Questão 134:

Para Darwin, os seres vivos variam entre si, lutam pela sobrevivência e os mais aptos sobrevivem.

As ideias de Darwin são a base para o Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução.

De posse destas teorias podemos afirmar que:


Questão 135:

Uma criança de oito anos desenhou, respectivamente, uma aranha, uma formiga e um caranguejo. Observe os desenhos e assinale a alternativa que melhor se adéqua à realidade:


Questão 136:

Das cerca de 1,2 milhões de espécies descritas atualmente, apenas menos de 4% são vertebradas, um subfilo de cordados. No entanto, ainda é comum separarmos para estudo, os animais em vertebrados e invertebrados.

São características comuns a todos Chordata:


Questão 137:

Com base nos conhecimentos sobre reprodução em seres vivos, assinale o que for INCORRETO.


Questão 138:

“No Brasil, foram plantados 40,3 milhões hectares com sementes de soja, milho e algodão transgênicos em 2013, com um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Esse desempenho levou o Brasil a consolidar a posição conquistada em 2009, o de segundo lugar no ranking de área plantada com transgênicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos”.

Sobre o assunto, assinale o que for correto.


Questão 139:

Os lipídios mais conhecidos são os glicerídeos, as ceras, os esteroides e os carotenoides. Sobre os lipídios, é correto afirmar que:


Questão 140:

Dados fornecidos à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelas empresas que comercializam planos de assistência à saúde demonstram que a proporção de cesarianas no setor, é em torno de 80%. Não raro, as cesarianas são agendadas antes de a mulher entrar em trabalho de parto, aumentando a chance de o bebê ser retirado do útero ainda prematuro, já que é impreciso o cálculo da idade gestacional realizado antes do parto por meio da ultra-sonografia ou a data da última menstruação. A retirada cirúrgica de bebês do útero antes que tenham atingido a completa maturidade fetal é grave, pois fetos nascidos entre 36 e 38 semanas têm 120 vezes mais chances de desenvolver problemas respiratórios agudos. Além disso, as chances de a mulher sofrer uma hemorragia ou infecção no pós-parto também são maiores em caso de cesárea, existindo ainda um risco aumentado de ocorrerem problemas em futuras gestações, como a ruptura do útero e o mau posicionamento da placenta.

Sobre o assunto, assinale o que for correto.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 [14] 15