Questões da prova Unespar 2016

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2016. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

O Relevo Brasileiro é constituído por três unidades geomorfológicas; os planaltos, as depressões e as planícies.

Com relação ao relevo do Brasil, assinale a afirmativa falsa.

Considerando a classificação de ROSS, Jurandyr L. S. (Org.). Geografia do Brasil, São Paulo: Edusp, 1996. P. 53.


Questão 52:

O Brasil figura entre os maiores países da Terra e quase todo o nosso território encontra-se na zona tropical da Terra. Essa grande extensão favorece a diversificação de formações vegetais. Calcula-se que há no Brasil cerca de 10% de todas as espécies vegetais do planeta.

Com relação às formações vegetais do Brasil, relacione as colunas, sendo que na coluna um tem-se as formações vegetais e na dois (a ser relacionada) as principais características e/ou área de ocorrência.

(1) Floresta Amazônica
(2) Floresta Atlântica
(3) Mata de Araucárias
(4) Mata dos Cocais
(5) Vegetação da Caatinga

( ) Ocupa cerca de 25% do território Brasileiro e ocorre em áreas de clima tropical típico com duas estações bem marcadas, uma chuvosa e outra seca.
( ) É uma vegetação de transição e ocorre na sub-região conhecida como “meio norte.” A principal planta é alvo do extrativismo na região.
( ) Estendia-se do Rio Grande do Sul ao estado de São Paulo. É uma floresta aciculifoliada subtropical adaptada ao clima, menos quente e úmido dessa região. Diz-se, estendia, porque ela foi intensamente explorada e hoje está na lista das espécies ameaçadas de extinção.
( ) As características da região onde ela ocorre são de temperaturas e teor de umidade elevados, sem estação seca e ocorre em uma estreita faixa que se estende do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.
( ) conhecida como Hiléia. Extremamente heterogênea e densa, por isso, de difícil circulação no seu interior.
( ) A maioria das plantas apresentam folhas por cerca de 3 a 4 meses, ou seja, durante a estação chuvosa. As espécies são do tipo caducifólia e xerófila, algumas apresentam espinhos em suas folhas a fim de reduzir a evapotranspiração.

A sequência correta é:


Questão 53:

O carvão mineral é a terceira fonte de energia mais consumida no Brasil atualmente. O petróleo e a eletricidade ocupam o primeiro e segundo. Importante fonte de energia para a primeira Revolução Industrial. As principais jazidas brasileiras se encontram no Sul e a nossa produção é sempre pequena e insuficiente para atender o consumo interno.

Assinale a alternativa que apresenta razões que não explicam a baixa produtividade do carvão no Brasil.


Questão 54:

As cidades têm grande importância econômica e política, concentram populações e espelham as diferenças sociais e o acesso a serviços e bens.

Sobre as cidades é correto afirmar que:


Questão 55:

Neste momento que estamos vivendo, fica cada vez mais forte o processo de globalização da economia e de mundialização do capitalismo, com o enfraquecimento das economias nacionais e fortalecimento do mercado global.

Sobre o processo de globalização é correto afirmar que:

I. Com a globalização, houve um crescimento do comércio mundial, no entanto os países subdesenvolvidos ficaram fora deste comércio, o que aumentou ainda mais a concentração de riquezas nos países mais ricos.
II. Com a globalização, está ocorrendo concentração de rendas nos países mais ricos, o que pode ser explicado, entre outros motivos, pela redução das tarifas de importação, que beneficiou muito mais os produtos exportados pelos países desenvolvidos.
III. A globalização tem intensificado as migrações de pessoas dos países mais pobres para os países mais ricos.
IV. O processo de globalização da economia diminuiu as desigualdades sociais em todos os lugares do mundo, diminuindo o desemprego e, consequentemente, a pobreza e a fome.
V. Uma tendência do comércio internacional no processo de globalização é a criação de blocos comerciais. O que tem provocado a ampliação das trocas comerciais entre os países membros e diminuindo, consequentemente, as relações comerciais com o restante do mundo.
VI. Com a globalização, ocorreu uma aceleração do tempo de deslocamento de pessoas e informações, integrando ainda mais a rede de transporte e comunicação no espaço mundial.

Estão corretas as afirmativas:


Questão 56:

O Renascimento foi considerado um marco de renovação artística, filosófica e cultural ocorrida na Europa ocidental, a partir do século XV. Por que as cidades da península itálica foram o berço desse renascimento?


Questão 57:

Sobre os elementos que caracterizaram a Reforma Católica, também conhecida como contrarreforma, ocorrida no século XVI, é CORRETO afirmar que:


Questão 58:

Vários historiadores ressaltam que os primeiros europeus a visitarem o Brasil colonial associaram positivamente as características naturais do território àquelas atribuídas aos Jardins do Éden: o Brasil figurava como um espaço repleto de belezas, fauna e flora variada, rios caudalosos, clima agradável e terra fértil. Quase cinco séculos depois, em 1995, o Instituto Vox Populi, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil e o Instituto de Estudos da Religião realizaram pesquisas nas quais verificam que o principal motivo pelo qual os brasileiros pesquisados sentiam orgulho do Brasil era justamente a natureza do país.
(CARVALHO, José Murilo de. O Motivo Edênico no Imaginário Social Brasileiro.Rev. bras. Ci. Soc. 1998, vol.13, n.38)

A partir do texto acima, é possível concluir que:


Questão 59:

No que se refere à colonização mercantilista no Novo Mundo, dois tipos de ocupação territorial e de aproveitamento econômico se destacaram: colônias de exploração e colônias de povoamento. Estas duas colônias se caracterizaram da seguinte maneira:


Questão 60:

Descrição de um diálogo entre o francês Jean de Léry e um índio Tupinambá.
“Jean de Léry (JL): Uma vez um velho [índio Tupinambá] perguntou-me:

Índio Tupinambá (IT): Por que vindes vós outros, franceses e portugueses buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?

JL. Respondi que tínhamos muita, mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seu cordões de algodão e suas plumas.

IT. E porventura precisais de muito?

JL. Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados.

IT. Mas esse homem tão rico de que me falas não morre?

JL. Sim, disse eu, morre como os outros.

IT. E quando morrem para quem fica o que deixam?

JL. Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos.

IT. Agora vejo que vos outros portugueses sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos [...] e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também?

Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois de nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.”

LÉRY, Jean de. Viagem à Terra do Brasil. In: VILLALTA, L. C. (Coord.). Coletânea de documentos e textos de História do Brasil Colonial. Belo Horizonte: UFMG, 2009. p. 05. (Adaptado).

O suposto diálogo acima foi registrado por Jean de Léry em seu livro “Viagem à Terra do Brasil”, de 1578. A respeito do diálogo acima e das características dos primeiros anos da colonização, considere as alternativas:

I. O encontro entre portugueses e índios no primeiro século de colonização caracterizou-se pela contratação assalariada de mão de obra indígena.
II. O eurocentrismo atuou como parâmetro a partir do qual grande parte dos valores e costumes indígenas foi avaliada pelos europeus, o que gerou incompreensões e conflitos.
III. No diálogo acima, o índio Tupinambá insinuou a Jean de Léry que não se importa com o futuro dos seus filhos, pois não se preocupa em deixar a eles bens e posses.
IV. De modo geral, o pau-brasil pode ser considerado o primeiro produto que foi sistematicamente explorado do território brasileiro, inclusive com o auxílio de índios.


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14 15