Questões da prova URCA 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Se um corpo A se move em relação a um referencial B, então podemos afirmar que:


Questão 2:

Os corpos do sistema solar tais como a terra, o sol, a lua, marte, mercúrio se movem em relação as chamadas “estrelas fixas”. Podemos dizer que:


Questão 3:

Marque a alternativa que apresente algo que possa ser considerado referencial no sentido físico:


Questão 4:

Uma bola de 400g é colocada (momentaneamente em repouso) em uma certa altura, em relação ao solo, e cai livremente sob ação da gravidade com aceleração de aproximadamente 10m/s². A força resultante sobre a bola vale cerca de:


Questão 5:

Um medidor de energia elétrica de uma residência mostra um consumo de 5kWh de energia quando somente um aparelho fica ligado. A potência do aparelho corresponde a consumo por hora de uma certa quantidade de energia e vale 1kW. Desprezando perdas por energia térmica nos fios de ligação, durante quanto tempo este aparelho ficou ligado?


Questão 6:

A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um profundo lago aumenta aproximadamente 1 atmosfera. Supondo que a pressão atmosférica sobre a superfície do lago é de 1 atmosfera, então a pressão total no fundo do lago, de profundidade 10 metros, é cerca de:


Questão 7:

A constante calorífica de vaporização da água, sob pressão atmosférica padrão é cerca de 540cal/g, ou seja, para vaporizar cada grama de água a 100 graus Celcius (a partir do início da “fervura”) sob pressão atmosférica padrão é necessário transferir para ele 540cal de energia térmica. A quantidade de calor necessária para vaporizar 4g de água à 100 graus Celcius sob pressão padrão é cerca de:


Questão 8:

Se um objeto se encontra a 1m de um espelho plano, então a distância entre o espelho e a imagem produzida pelo espelho é de:


Questão 9:

A luz e o som são ondas de naturezas diferentes. De acordo com a física clássica a luz monocromática e o som associado a uma determinada nota musical estão diretamente relacionados com a:


Questão 10:

Considere o texto a seguir:

Um sistema macroscópico, seja sólido, líquido ou gás, tem seu (macro)estado de equilíbrio termodinâmico representado por valores bem definidos das variáveis pressão P, volume V, massa M e temperatura T. Caso o sistema possua massa fixa seu estado de equilíbrio pode ser representado em termos de (P,V,T). Mas cada sistema termodinâmico possui uma relação entre P, V e T que é obtida empiricamente, designada como equação de estado. Assim o estado de equilíbrio pode ser representado em termos de qualquer par de variáveis (P,V), (P,T) ou (V,T). Exemplos de equações de estado são a equação do gás sob baixa densidade (gás ideal) PV/T=nR (T=temperatura em kelvins), a equação aproximada para sólidos e líquidos V=v[1+g(T-t)-k(P-p)], onde g é a expansibilidade (coeficiente de dilatação) e k é a compressibilidade. No caso em que a pressão atmosférica é constante temos P=p de modo que a equação de estado dos sólidos e líquidos fornece a equação de dilatação térmica volumétrica V-v=g.v.(T-t), onde v e t são o volume e a temperatura iniciais do sistema.

Com base neste texto podemos dizer que:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14