Questões da prova URCA 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 71:

O protalo de uma pteridófita isosporada, é o desenvolvimento do:


Questão 72:

As plantas que vivem em ambientes permanentemente alagados e de substrato não muito firmes desenvolvem adaptações que lhes permitem uma vida normal nesses lugares. É o que mostra a figura em que aparecem raízes:


Questão 73:

Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrela-do-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos respectivamente:


Questão 74:

Os animais endotérmicos dependem do metabolismo para produzir calor, elevar a temperatura e mantê-la constante. Essa adaptação é fundamental para:


Questão 75:

Circula em Teresina um novo vírus identificado como Zika que tem os sintomas semelhantes ao da dengue e chikungunya. A informação foi confirmada pela gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba. “Essa doença tem os mesmos sintomas da dengue e chikungunya. Segundo pesquisadores, o Zika vírus foi isolado pela primeira vez no fim da década de 1940, através de estudos realizados em macacos Rhesus que habitavam a floresta de Zika, na Uganda”. Ela lembrou que o Aedes aegypti pode transmitir sete doenças e algumas delas aparecerem ao mesmo tempo na pessoa (Flash Caroline Oliveira e Yala Sena [email protected],03/05/15)

De acordo com o texto acima, o grande problema de algumas doenças são a falta de controle do vetor, o Aedes aegypti. Assinale a alternativa que trás uma doença que também é transmitida por esse mosquito.


Questão 76:

Analise as proposições sobre a História da Ciência Geográfica.

1. O conceito de gênero de vida proposto por Vidal de la Blache, é também um paradigma que orientou a geografia humana moderna, onde segundo esse enfoque, seria por intermédio de uma série de técnicas confundidas com uma cultura local que o homem entra em relação com a natureza.
2. O método geográfico baseia-se em cinco princípios. No princípio da "Extensão", o geógrafo localiza, delimitando em um mapa, a paisagem ou fato geográfico que pretende estudar. Quem formulou esse método foi o geógrafo brasileiro Josué de Castro, quando o mesmo mapeou a fome no Brasil.
3. Atualmente, além do espaço geográfico objeto de análise da Geografia, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar.
4. A Fitogeografia é a parte da Geografia que estuda a distribuição dos vegetais sobre a superfície da Terra.
5. As teorias criadas pelos geógrafos críticos do capitalismo entre os séculos XIX e XX procuravam afirmar que o desenvolvimento das nações e as características genéticas das diferentes culturas eram determinados por padrões geográficos.

Estão corretos os itens:


Questão 77:

Analise o recorte.

O indicador inédito incorpora na dimensão da violência a desigualdade racial e mostra que a cor da pele e o risco de exposição à violência estão relacionados. Diante destas informações identifique a assertiva que traz informações VERDADEIRAS relacionadas à problemática levantadas pelo estudo.


Questão 78:

O islã compreende mais de um 1 Bilhão de fiéis. O mundo muçulmano estende-se, de oeste a leste, desde o Senegal, no ocidente africano, até as Filipinas, nos limites do Oceano Pacífico, e de norte a sul, desde o Casaquistão, na Ásia central e até a Tanzânia e a Indonésia, nos dos lados do oceano Índico. Fora dos limites do mundo muçulmano, há significativas minorias islâmicas na Índia e na Europa. (Fonte: Demétrio Magnoli – O mundo Contemporâneo – Pág. – 267)

Com base no texto acima, fica claro que quantitativamente e territorialmente o mundo islâmico é muito numeroso e abrangente. Recentemente a mídia tem vinculado matérias sobre o islamismo, identifique a assertiva abaixo que traz informações VERDADEIRAS sobre o mesmo.


Questão 79:

Com base na imagem abaixo, referente à população brasileira, e considerando as peculiaridades demográficas do nosso país, pode-se afirmar que:


Questão 80:

Analise esse pequeno recorte do Cordel: O AQUECIMENTO GLOBAL TÁ DESTRUINDO A NATURA, de autoria dos Poetas Paulo Ernesto e Paulo de Tarso.

Com base no Mote do Cordel, identifique abaixo a única alternativa que traz de forma correta problemas ambientais que assolam o nosso planeta.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12 13 14