Questões da prova URCA 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

Foi anunciada, na sede do Geopark Araripe, mais uma descoberta paleontológica inédita. Um achado fóssil inédito de 120 milhões de anos. Uma planta do Período Cretáceo conhecida popularmente como Japecanga, da família da Smilacaceae. O nome dado é uma homenagem ao professor Jackson Antero (in Memoriam), Cratosmilax jacksoni. Smilacaceae é uma família de plantas monocotiledôneas basais que ocorrem em todos os continentes e está relacionada à origem de plantas com flores (Diário do Nordeste, 22/01/2015).

A respeito dessa divisão de plantas, as Monocotiledôneas, é incorreto afirmar:


Questão 62:

As mitocôndrias são organelas que mais parecem organismos vivos dentro de células. Possui a capacidade de produção, replicação e síntese de diversas substâncias com exceção de:


Questão 63:

O Complexo de Golgi é um conjunto de sacos e membranas presente principalmente em células animais. Essa organela está relacionada a:


Questão 64:

O esquema a seguir mostra um dos principais elementos do processo de síntese proteica:

A respeito do esquema representado por A, assinale como verdadeiro:


Questão 65:

Mesmo que alguém não queira mais respirar, depois de algum tempo ele vai respirar involuntariamente, movimentando o músculo diafragma. Esse músculo em forma de cúpula e principal responsável pela respiração (também é auxiliado pelos músculos intercostais e outros músculos acessórios); serve de fronteira entre a cavidade torácica e abdominal. Está coberto pelo peritônio em sua face inferior, e é adjacente à pleura parietal em sua face superior. A respeito desse músculo é correto afirmar:


Questão 66:

Caso um aluno levasse ao microscópio uma lâmina com células de folha vegetal ao microscópio ótico ele viria facilmente:


Questão 67:

O heredograma a seguir apresenta um caso familial de daltonismo, herança determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo X.

Pela análise das informações contidas no heredograma e de outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, só se pode afirmar corretamente que:


Questão 68:

Os grupos sanguíneos ABO representam um exemplo de:


Questão 69:

O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao:


Questão 70:

As flores são os elementos que possibilitam a multiplicação das plantas fanerogâmicas. Para tanto, exibem uma série de estruturas relacionadas à reprodução, como o androceu, que representa um conjunto de:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12 13 14