Questões da prova URCA 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

Assinale a alternativa correta:


Questão 12:

De acordo com o modelo padrão da física de partículas (1960-1970), as partículas fundamentais de matéria são os quarks e leptons. O elétron, por exemplo, faz parte do conjunto dos leptons. O próton é constituído de três quarks, sendo dois quarks do tipo “up”, cada qual com carga elétrica +2/3, e um quark do tipo “down”, o qual possui carga -1/3, resultando em uma carga total +2/3+2/3-1/3=+1 em unidades de carga elementar. Com base nesta informação, o neutron – uma partícula (não fundamental) também formado por três quarks mas com uma carga total NULA – deve ser formado por:


Questão 13:

De acordo com as ideias de Louis de Broglie (década de 1920) uma partícula de massa m e momento linear, ou quantidade de movimento, p possui uma onda associada de comprimento de onda λ=h/p onde h=6,6×10-34 joule×segundo. O comprimento de onda de uma bola de 1kg com velocidade de 1m/s é:


Questão 14:

De acordo com a primeira lei da termodinâmica se, durante um processo cíclico sofrido por um sistema termodinâmico de massa fixa, o sistema recebe -3J de calor do ambiente então a variação de energia interna do sistema e o trabalho realizado pelo sistema são, respectivamente:


Questão 15:

Os ímãs naturais são pedras conhecidas a muito tempo, provavelmente, 3 mil anos. Elas manifestam comportamento magnético. Porém, um campo magnético é usualmente provocado por correntes elétricas ou cargas em movimento organizado. Podemos afirmar que:


Questão 16:

Uma transportadora possui depósitos em três cidades, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral. Márcio, José e Pedro são funcionários desta transportadora e transportam mercadorias apenas entre esses depósitos. Ontem Márcio saiu de Sobral, entregou parte da carga em Iguatu e o restante em Juazeiro do Norte, percorrendo ao todo 538 Km. Dias antes, José saiu de Iguatu, fez entregas em Sobral e depois seguiu para Juazeiro do Norte, percorrendo 905 Km. Por fim, semana passada, Pedro saiu de Iguatu, descarregou parte da carga em Juazeiro do Norte e o restante em Sobral, percorrendo ao todo 681 Km. Sabendo que os três motoristas cumpriram rigorosamente o percurso imposto pela transportadora, quanto percorreria um motorista que saísse de Juazeiro do Norte, passasse por Iguatu, depois por Sobral e retornasse para Juazeiro do Norte?


Questão 17:

Considere um prisma reto, em que a altura mede 6 cm e a base é um triângulo retângulo isósceles cuja hipotenusa mede 2 √2 cm. A matriz quadrada M de ordem 3, é construída a partir de informações deste prisma, da seguinte forma, a11 é a área lateral do prisma, a13 é a área da base do prisma, a21 é o volume do prisma, a22 é a área total do prisma, a31 é a altura do prisma e os demais elementos da matriz são todos nulos. O determinante da matriz transposta de M é igual a:


Questão 18:

Considere uma progressão aritmética (a1, a2, ... ,a50) de razão r tal que a1=5 e a50=295. Uma segunda progressão aritmética é formada a partir desta primeira (b1, b2, ... ,b49) tal que bk = (ak + ak+1)/2. De maneira análoga, com base nesta última, formamos uma terceira progressão aritmética (c1, c2, ... , c48) tal que ck = (bk + bk+1)/2. E assim seguimos formando uma progressão aritmética nova, a partir da anterior, sempre com um termo a menos e cujos termos são sempre média aritmética de termos sucessivos da progressão aritmética anterior, até que a última progressão tenha apenas dois termos. Se calcularmos a soma dos termos de cada uma dessas progressões aritmética e posteriormente somarmos todos esses números teremos o valor:


Questão 19:

Com relação ao triângulo ABC sabemos que ele é reto em B, BD é a altura relativa a AC, AD=18cm e DC=9 cm e BC=3·EC. Já com relação ao triângulo DEC sabemos que ele é reto em E, EF é a altura relativa a DC, DF=6 cm e FC=3 cm e EC=3·GC. Com isso, podemos afirmar que o comprimento da poligonal BDEFG é, em centímetros:


Questão 20:

Se p for o período da função f(x) = 2sen2(4x) + sen(8x)−1, então o valor de sen p+ cos p é:


Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14