Questões da prova URCA 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Ao se transformarem em espécies iônicas estáveis, um átomo de magnésio e um átomo de oxigênio, respectivamente:


Questão 42:

Etanoato de propila é isômero do:


Questão 43:

A substância que, por oxidação energética, fornece um mol de propanona e um mol de ácido etanoico é:


Questão 44:

A reação que produz os sabões, chamada de reação de saponificação, utiliza como matéria prima um:


Questão 45:

Assinale a opção que indica o número de carbonos terciários na estrutura química do composto 2,4-dimetil-pentan-1-ol.


Questão 46:

(...) estuda e abre conferência, discute o passado e prepara o futuro, compra livros aos sábios... Aos domingos, preside as seções acadêmicas do IHGB. Durante a semana já cumprira as obrigações de governante, visitara todos os desgraçados acometidos da peste e necessitados, sem se descuidar dos negócios do Estado” (Manuel de Araújo Porto Alegre. Apud: MORAES, L. M. P. In: SOIEHET, R; ALEMIDA, M. R. C; AZEVEDO, C; GONTIJO, R (orgs.). Mitos, projetos e práticas políticas: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 74).

Considerando o texto acima, podemos considerar que se trata de:


Questão 47:

Desde os anos de 1920, aprofundou-se a crítica ao reduzido grau de governo do Estado brasileiro, pois não conseguia forçar os principais atores políticos a abandonarem seus interesses particulares em nome dos interesses da Nação, o que acabou levando à chamada Revolução de 1930. Considerando o contexto político apresentado, podemos destacar corretamente sobre o período da História do Brasil conhecido como Primeira República que:


Questão 48:

“A Lei n° 3.353 foi assinada pela princesa regente no domingo, 13 de maio de 1888, e recebida com aclamações e festas nas ruas de todo o país. No Rio de Janeiro, os festejos duraram até o domingo seguinte, 20 de maio. A organização da semana de festividades começou logo após a assinatura da lei com a reunião dos representantes dos jornais da cidade. Durante a semana, houve missa em ação de graças ao 13 de maio, corridas de cavalos, espetáculos teatrais com entradas gratuitas, préstito de alunos dos colégios da cidade, bailes populares e distribuição das redações dos jornais, de poesias” (Gazeta de Notícias, maio de 1888).

Considerando o texto acima e a relação que a sociedade brasileira tem com o passado e às práticas discursivas da época da abolição, assinale a alternativa correta:


Questão 49:

Em nossos dias, observa-se, ainda que lentamente, um movimento no qual os inúmeros grupos indígenas aparecem afirmando suas identidades, buscando suas origens e reivindicando seus direitos, bem diferente do que ocorreu entre o final do século XIX e início do século XX. Neste sentido, pode-se corretamente afirmar:


Questão 50:

Sobre as políticas administrativas dos portugueses em suas colônias, inclusive nas terras do Brasil, é correto afirmar:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14