Questões da prova URCA 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

Nascido em janeiro de 1554, dias depois da morte precoce do pai, o último filho de d. João III, d. Sebastião foi ansiado, festejado e recebeu de seus futuros súditos o codinome de Desejado. Alevantado rei de Portugal com apenas três anos de idade, cresceu em meio a disputas palacianas. O Rei e parte de seu exército desapareceu nas areias do deserto magrebino, em 1580. Sobre d. Sebastião e o Sebastianismo, assinale a alternativa correta:


Questão 52:

Sobre os diversos movimentos revolucionários que ocorreram na América Latina, no século XX, especialmente durante a Guerra Fria, assinale a alternativa correta:


Questão 53:

Sobre as sociedades que se desenvolveram na Antiguidade na região que os historiadores passaram a denominar de Crescente Fértil, assinale a alternativa correta:


Questão 54:

Sobre a Civilização Grega, da antiguidade, podemos considerar corretamente, de acordo com sua organização política:


Questão 55:

A história da República Romana consistiu quase que totalmente em guerras que levaram à fundação do Império, mais de dois séculos depois. Neste sentido, é correto afirmar:


Questão 56:

Ao contrário do que uma Historiografia mais tradicional estabeleceu como verdade sobre a Idade Média, este período é marcado por grandes realizações no campo do conhecimento. Neste sentido, pode-se afirmar sobre este período da História Europeia:


Questão 57:

Não é de se estranhar que a França tenha sido o palco da mais violenta e sangrenta sublevação para destruir o regime odiado e desprezado pelos seus cidadãos, especialmente pelos grupos mais letrados da sociedade. Neste sentido, assinale o que for correto sobre o período europeu que passou para a História como “era das revoluções”, segundo Eric Hobsbawm.


Questão 58:

Embora fosse ele próprio um grande proprietários, acusou os que viviam das rendas de suas terras como os maiores inimigos tanto dos capitalistas como dos trabalhadores. Tornou-se importante para os estudos sobre economia pela sua teoria do trabalho como fundamento do valor, tendo influenciado diretamente o pensamento socialista do século XIX. A descrição acima melhor se aplica a:


Questão 59:

Temos visto recentemente diversas manifestações nas ruas e em casa, como os panelaços contra o governo Dilma e, alguns a favor da volta dos militares ao poder. Neste sentido, vale lembrar alguns fatos marcantes que ocorreram no período da Ditadura Civil-Militar, dos quais somente assinalar como corretos:


Questão 60:

“Santo, milagreiro, visionário. Charlatão, herege, coronel de batina. Talvez não haja na história do Ceará uma figura mais controvertida que Pe. Cícero Romão Batista. Entre os últimos anos do século XIX e as primeiras décadas do século passado, o patriarca de Juazeiro envolveu-se em uma serie de embates políticos e religiosos que ainda hoje suscitam apaixonados debates.” (FARIAS, Airton de. História do Ceará. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2012. p.253).

Sobre a História de Padre Cícero e do Cariri Cearense, assinale a alternativa correta:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14