Questões da prova URCA 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 81:

Desde que os seres humanos se sedentarizaram, utilizam a agricultura como fonte de alimento e fornecedora de matéria-prima. As atividades agrárias, sejam elas agrícolas ou pastoris, estão intimamente ligadas à fertilidade dos solos. No entanto algumas práticas são responsáveis pela degradação dos solos em várias partes do planeta. Identifique abaixo a assertiva que traz problemas relacionados ao manuseio INCORRETO do solo na prática agrícola.


Questão 82:

Observe na imagem uma feição de relevo em escarpa, área de desnível acentuado de altitude, encontrada geralmente nas bordas da Chapada do Araripe, como os trechos entre as Cidades de Crato e Barbalha.

Utilizando a técnica das curvas de nível, uma representação aproximada dessa imagem em uma carta topográfica está indicada em:


Questão 83:

Com base no gráfico abaixo, referente à Mortalidade Infantil no Ceará, pode-se afirmar que:


Questão 84:

Com base no recorte Jornalístico abaixo, e diante das recentes informações vinculadas na mídia sobre CUBA pode-se afirmar que:


Questão 85:

Com base no mapa a seguir, as alternativas que melhor definem as massas de ar consideradas responsáveis pelo tempo e clima da região Nordeste do Brasil são as de números:

1. Equatorial atlântica.
2. Tropical atlântica.
3. Polar atlântica.
4. Tropical continental.
5. Equatorial continental.

A resposta CORRETA é:


Questão 86:

As cidades são classificadas segundo uma hierarquia urbana, que as diferencia pelos produtos e equipamentos funcionais (rede de serviços como hospitais, escolas, lojas, etc.) que têm à disposição da população. Assim, de acordo com essa hierarquia urbana existem metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais.

Assinale a afirmativa que contenha SOMENTE metrópoles nacionais.


Questão 87:

Com base no infográfico abaixo, e diante das recentes informações vinculadas na mídia sobre o Terremoto no NEPAL pode-se afirmar que:

Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 1960 e 1970, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme o acontecido no NEPAL, já que, nessa região, a crosta terrestre:


Questão 88:

Os seis domínios morfoclimáticos brasileiros têm por base a superposição do clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, onde são distribuídas em extensas áreas do nosso território, o visual da paisagem é normalmente fornecido pela vegetação." Com base no texto anterior, é INCORRETO afirmar que:


Questão 89:

A Chapada do Araripe é um Divisor de Águas dos Rios:


Questão 90:

Observe no desenho abaixo o deslocamento de 3 andarilhos que saem da cidade de Crato, com destinos diferentes.

Abaixo identifique a alternativa que traz a direção correta seguida pelos andarilhos.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12 13 14