Questões da prova URCA 2016/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

As quantidades físicas podem ser classificadas de acordo com as representações matemáticas mais adequadas para descrevê-las. Algumas possíveis representações matemáticas para as grandezas físicas são escalares (números), vetores, matrizes entre outras. Na física clássica pré-relativística temos as chamadas grandezas escalares e as grandezas vetoriais. Podemos dizer que:


Questão 2:

Assinale a alternativa completa e correta:


Questão 3:

Suponha que um certo fenômeno físico seja descrito pela equação E= a . y. Se “a” representa aceleração e “E” representa energia então a unidade de medida de “y” no sistema MKS (metro,-quilograma-segundo), é:


Questão 4:

Um automóvel com uma velocidade cujo valor é 36km/h desacelera até parar 2 segundos depois do instante em que o freio foi acionado. O valor absoluto da desaceleração média deste automóvel no intervalo em consideração é:


Questão 5:

Uma bola de 0,5kg é colocada (momentaneamente em repouso) em uma certa altura, em relação ao solo, e cai sob ação da gravidade e de uma resistência do ar de 2N. Adote o valor aproximado da aceleração da gravidade de 10m/s². O deslocamento da bola nos dois primeiros segundos de queda é de:


Questão 6:

A potência de um aparelho elétrico corresponde ao consumo por hora de uma certa quantidade de energia. Um certo aparelho de potência 2kW ficou ligado durante 3h. Desprezando perdas por energia térmica nos fios de ligação, qual a quantidade (aproximada) de energia consumida por este aparelho nesta situação?


Questão 7:

A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um profundo lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Supondo que a pressão atmosférica sobre a superfície do lago é de 1 atmosfera então a pressão total no fundo do lago, de profundidade 220 metros, é cerca de:


Questão 8:

A constante calorífica de derretimento do gelo, sob pressão atmosférica padrão, é cerca de 80cal/g. Ou seja, para derreter cada grama de gelo à 0 graus Celcius sob pressão atmosférica padrão é necessário transferir para ele 80cal de energia térmica. A quantidade de energia térmica necessária para derreter 10g de gelo à 0 graus Celcius sob pressão padrão é cerca de:


Questão 9:

Para se ter uma ideia da magnitude da velocidade da luz no vácuo, c=3x10⁵ km/s, considere a velocidade orbital da Terra em torno do Sol, v=30km/s, que é bem maior do que a velocidade de um avião supersônico. A razão entre a velocidade da Terra em torno do Sol e a velocidade da luz “c” é:


Questão 10:

Assinale a alternativa INCORRETA:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14