Questões da prova URCA 2016/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

O "planejamento econômico" estava no ar desde os anos 30, influenciado principalmente pelo sucesso da política do New Deal, aplicada (...) à Depressão norte-americana. Como governador de Minas, adotara o binômio energia/transportes como metas de desenvolvimento. O Plano de Metas foi a primeira medida de planejamento econômico “stricto sensu”, no Brasil. Constava de 31 metas, agrupadas em cinco setores básicos, para os quais deveriam ser encaminhados todos os investimentos públicos e privados do país: energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação (...). A meta 31, denominada meta síntese, era a construção de Brasília, que foi inaugurada em 21 de abril de 1960.
Entre 1956 e 1961, a economia brasileira cresceu, em média, 8,1% ao ano (...). A fabricação de automóveis e de material elétrico ultrapassou 25% ao ano. Vários outros setores, como siderurgia, álcalis, celulose e papel, construção e pavimentação de rodovias, ultrapassaram as metas estabelecidas. (Adaptado da Revista "Problemas Brasileiros" nº 352. julho/ago/2)

O texto trata de dois presidentes que se destacaram em políticas de Planejamento no século XX. O primeiro nos Estados Unidos e o segundo no Brasil. São eles, respectivamente:


Questão 52:

Diversos países europeus e os Estados Unidos, no final do século XIX saíram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia. Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885 foi realizado o Congresso de Berlim, quando os países europeus imperialistas organizaram e estabeleceram regras para a exploração da África. Na divisão territorial, a cultura e as diferenças étnicas dos povos africanos não foram respeitadas.

O resultado da ação imperialista das grandes potências industriais foram vários conflitos. Assinale a alternativa que trata corretamente de um destes conflitos e seus resultados:


Questão 53:

“Todas as classes se comunicam e se mesclam todos os dias, se imitam e se invejam; isso sugere ao povo uma porção de ideias, de noções, de desejos, que ele não teria se as posições sociais fossem fixas e a sociedade imóvel. Nessas nações, o servidor não se considera jamais inteiramente estranho aos prazeres e aos trabalhos do amo, o pobre aos do rico; o homem do campo se esforça para assemelhar-se ao da cidade, e as províncias à metrópole”.
(TOCQUEVILLE, A. de. A democracia na América: sentimentos e opiniões. Vol. II. São Paulo: Martins Fontes, 2000/1840).

O texto acima é de um autor francês que viveu na primeira metade do séc. XIX. Considerando suas observações, assinale a alternativa correta:


Questão 54:

A criação da Lei de Anistia pós-regime civil-militar brasileiro estava inserida no complexo processo de transição no Brasil. Considerando os fatos, personagens, sujeitos e acontecimentos que levaram ao fim da ditadura e o advento da referida Lei, assinale a alternativa verdadeira.


Questão 55:

“A expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (…) e nada pode detê-la”. Discurso de posse do presidente norte-americana James Buchanan, em 1857.

Considerando a História do Estados Unidos da América e os seus interesses sobre a América Latina, assinale a alternativa correta:


Questão 56:

Para as elites agrárias, a política era a extensão de seus negócios, o que favoreceu o aparecimento de líderes regionais, civis ou militares, conhecidos como caudilhos, que assumiam o poder para defender os interesses de um determinado grupo oligárquico, governando geralmente de forma autoritária. Portanto, o caudilhismo é um fenômeno característico da América Latina após a independência, relacionado à manutenção do latifúndio e da economia agroexportadora.

Neste sentido assinale a alternativa correta:


Questão 57:

Considerando a independência política nas Américas, a partir das tensões sociais, políticas e econômicas, nos séculos XVIII e XIX, assinale a alternativa correta.


Questão 58:

De 1865 a 1870, a Bacia do Rio da Prata foi cenário do maior conflito entre nações das Américas a Guerra do Paraguai. Ela envolveu o Brasil, a Argentina e o Uruguai, que formaram a Tríplice Aliança contra o Paraguai. Seu início teve lugar logo depois de término da Guerra de Secessão nos EUA; conflito interno entre o Norte industrial e o Sul agropecuário e escravista daquele país.

Sobre a Guerra do Paraguai, assinale a alternativa CORRETA:


Questão 59:

A atividade celular compreende uma série de reações químicas bastante complexas e específicas, envolvendo milhares de substâncias. Muitas dessas reações ocorrem pela ação de enzimas. Muitas dessas proteínas especiais são produzidas na própria célula, em um conjunto de organelas denominadas:


Questão 60:

Plantas são seres produtores. Ocupam a base das cadeias alimentares na grande maioria dos ecossistemas terrestres. Quando produzem glicose, armazenam esta sob a forma de amido. Esse polissacarídeo pode ser encontrado:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14