Questões da prova URCA 2016/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 81:

Analise o recorte.

O número representa 5,8 trilhões de litros de água. Isso seria suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por sete anos e meio.

Entre as capitais, a variação no índice de perdas é ampla, com a menor em Goiânia, com 21,3%, e a maior em Macapá, 73,6%. Já se tratando por regiões, a que mais desperdiça água tratada é a:


Questão 82:

A atividade turística se torna cada vez mais, uma importante fonte de renda. Considerando as particularidades das diferentes cidades da Região Metropolitana do Cariri quanto ao quadro natural e ao processo de ocupação humana, identifique abaixo qual a cidade em que possível explorar as seguintes formas de turismo: turismo ecológico, turismo histórico e turismo científico.


Questão 83:

A urbanização trouxe um desafio crescente ao poder público.

Como trazer diariamente pessoas que trabalham em outras cidades e levá-los de volta? O quadro acima exemplifica a situação do Cariri. A resolução desse problema é a solução para o movimento migratório conhecido como:

 


Questão 84:

Análise o recorte.

Região onde ocorreu a catástrofe fica no Quadrilátero Ferrífero Central. Portanto numa região de grande importância econômica, pois a mesma é explorada na extração de minérios por várias companhias extrativistas, dentre elas a Companhia Vale do Rio Doce.

Em se tratando das características naturais desta região podemos afirmar acertadamente:


Questão 85:

Recentemente o Curso de Geografia da URCA, fechou parceria com a USP-SP, na realização de um Minter-Mestrado Interinstitucional. O Minter tem suas linhas de pesquisas concentradas na “Geografia Humana”, e não na “Geografia Física”. A informação acima, tendo como destaque as duas Geografias, nos remete a uma discussão muito comum na academia, que o grande Geógrafo Milton Santos se dedicou bastante. Estamos tratando da(o):


Questão 86:

O trecho do poema de Ruth Rocha (TEXTO I) expressa a ideia de uma infância tranquila, enquanto que a imagem (TEXTO II) mostra a realidade das crianças que vivem em países em guerras ou em conflitos.

O direito das Crianças
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Com base no texto, e a imagem acima podemos afirmar que:


Questão 87:

Qual projeção cartográfica foi utilizada para confecção do Mapa?


Questão 88:

Com base no Mapa e seus conhecimentos geográficos, identifique a assertiva correta sobre a localização do Brasil:


Questão 89:

No fragmento, Porque nasceu desmilinguida, a palavra em destaque pode ser substituída, sem que mude o sentido atribuído no texto, por:


Questão 90:

A expressão, Quem não pode se acode, pertence ao que chamamos provérbios populares; dadas as expressões populares, marque a que se encontra em desacordo com a sabedoria popular.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12 13 14