Questões da prova URCA 2016/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

Considere o texto:

Calor é uma forma de transferência de energia entre dois sistemas que decorre apenas da diferença de temperatura entre eles. Note que, de acordo com este conceito, há três requisitos para haver transferência de calor entre dois sistemas: (a) transferência de energia, (b) diferença de temperatura entre os sistemas em foco e (c) tal transferência de energia deve ser consequência (decorrência) da referida diferença de temperatura (o que requer que os sistemas estejam de algum modo em contato térmico). Agora note que (a) a energia eletromagnética emitida pelo Sol se propaga pelo espaço vazio até chegar a Terra e interfere na temperatura desta e (b) a temperatura do Sol é muito maior do que a da Terra. Porém, se a Terra não existisse a radiação eletromagnética emitida pelo Sol continuaria a se propagar pelo espaço livre. Portanto, a energia eletromagnética emitida do Sol para a Terra não é provocada pela diferença de temperatura entre o Sol e a Terra mas advém de processos físicos no interior do Sol.

Levando em consideração o texto apresentado acima (e apenas ele) podemos dizer que:


Questão 12:

Se uma amostra cilíndrica de um certo material é precorrida por uma corrente de 0,5 ampères quando submetida a uma diferença de potencial de 5 volts e é percorrida por uma corrente de 1 ampere quando submetida a 20 volts então as resistências elétricas desta mesma amostra nestas situações são, respectivamente:


Questão 13:

Considere as afirmações:

I) A expressão R=V/i não constitui a lei de Ohm pois trata-se da definição de resistência elétrica R em termos da diferença de potencial “V” aplicada e a intensidade de corrente “i” que percorre o condutor em consideração. Ela permite calcular a resistência elétrica de um condutor independente deste ser ohmico ou não.
II) A lei de Ohm declara que a resistência elétrica de cada condutor de uma ampla classe de condutores, especialmente os metálicos, é uma constante (quando outros fatores externos não interferem no condutor em foco) e, neste caso, pela definição de resistência R=V/i, a intensidade de corrente “i” que vai percorrer o condutor é diretamente proporcional a diferença de potencial “V” nele aplicada.

Podemos dizer que:


Questão 14:

De acordo com a primeira lei da termodinâmica se, durante um processo adiabático sofrido por um sistema termodinâmico de massa fixa, a energia interna do sistema aumenta de 3J então o calor recebido e o trabalho realizado pelo sistema neste processo são, respectivamente:


Questão 15:

Um campo magnético é usualmente provocado por correntes elétricas ou cargas em movimento organizado. Podemos afirmar que:


Questão 16:

Seja P(z) um polinômio de grau 2, com coeficientes complexos. Calcule P(1) , se P(z) satisfaz: P(−i)=2, P(−1)=1+2i e P(0)=i.


Questão 17:

Considere o sistema de equações lineares (I):

Seja P = (x1, y1)∈ℝ², onde x= a + c, y= 2b + c e, (a , b , c ) é solução do sistema (I). Determine a distância de P a reta r de equação 3x + 2y = −5.

 


Questão 18:

Sejam

e

Então, A∩B é:


Questão 19:

Supondo que um grão de feijão ocupe, aproximadamente, o espaço de um prisma quadrangular regular de altura 1cm e aresta da base 0,4cm. Quantos grãos de feijão cabem, aproximadamente, num depósito do formato de um prisma quadrangular de altura 1m e aresta da base 40cm.


Questão 20:

Seja (cij)3×3 a matriz dada por

Assinale a alternativa INCORRETA:


Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14