Questões da prova URCA 2016/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Observe a equação de saponificação CH3COOCH2CH2CH3 + NaOH → X + Y, os produtos X e Y são:


Questão 42:

A desidratação do etanol, dependendo das condições em que é feita, pode ser intermolecular ou intramolecular, produzindo como principais produtos, respectivamente:


Questão 43:

Considerando-se a posição dos grupos metilas no anel benzênico, o dimetilbenzeno possui:


Questão 44:

O Oriente Médio tem sido palco de sangrentos conflitos que se arrastam desde o final da 2° Guerra Mundial. Nas alternativas que se seguem assinale aquela que apresenta corretamente um dos conflitos desta região:


Questão 45:

A Guerra Fria foi uma disputa político-militar que marcou a antiga ordem mundial, polarizada por Estados Unidos e União Soviética. Sobre este momento da História Mundial, podemos corretamente afirmar:


Questão 46:

Inicialmente, os gregos formavam um conglomerado de tribos rurais independentes e frequentemente em guerra entre si, os genos, cujo único elo comum era a língua e a religião. Gradualmente encaminharam-se para uma vida mais urbana, constituindo as pólis, dominadas primeiro por uma aristocracia latifundiária, e depois por uma elite de políticos e comerciantes, dentro de uma moldura social mais ou menos democrática, embora só tivessem voz ativa os detentores do atributo da cidadania, permanecendo estrangeiros e escravos à margem dos processos decisórios, ainda que não dos produtivos e sociais.

Ainda sobre os gregos da Antiguidade Clássica, é correto afirmar:


Questão 47:

Os Europeus “os trouxeram para trabalhar e servir nas grandes plantações e nas cidades, mas eles e seus descendentes fizeram muito mais do que plantar, explorar as minas e produzir riquezas materiais. Os africanos para aqui trazidos como escravos tiveram um papel civilizador, foram elementos ativos, criadores, visto que transmitiram à sociedade, em formação, elementos valiosos da sua cultura. Muitas das práticas da criação de gado eram de origem africana. A mineração do ferro no Brasil foi aprendida dos africanos. Com eles a língua portuguesa não apenas incorporou novas palavras, como ganhou maior espontaneidade e leveza. Enfim, podemos afirmar que o trafico fora feito para escravizar os africanos, mas terminou também africanizando o Brasil”. (ALBUQUERQUE, W. R. de; FRAGA FILHO, W. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos AfroOrientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. p. 43).

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta:


Questão 48:

Em 2016, o Brasil irá sediar os Jogos Olímpicos, na cidade do Rio de Janeiro. Sabe-se que foi longa a trajetória destes jogos até chegar ao formato que temos nos dias atuais, na condição de um dos principais fenômenos socioculturais contemporâneos. Neste sentido, assinale a alternativa correta sobre esta competição.


Questão 49:

“Com a esperança de que ainda fosse possível salvar a revolução, ele tentara desligar o marxismo da deformação stalinista, que qualificava de governo de uma minoria burocrática que, através da força, da coação, do medo e da supressão de qualquer vislumbro de democracia, protegia seus interesses contra o descontentamento majoritário no interior do país e contra os surtos revolucionários da luta de classes no mundo (...) restaria, para o futuro, a marca de um egoísmo que tinha usado e enganado a classe trabalhadora mundial; permaneceria a lembrança da ditadura mais férrea e desprezível que o delírio humano poderia conceber. A União Soviética legaria ao futuro o seu fracasso e o medo de muitas gerações à procura de um sonho de igualdade que, na vida real, se transformara no pesadelo da maioria” (Parte da síntese do livro A Revolução Traída, de Liev Davidovitch Trotski. IN: PADURA, Leonardo. “O Homem que amava os cachorros”. São Paulo: Boitempo. 2015; p. 213).

Observando o texto acima, assinale a alternativa que destaca características do stalinismo.


Questão 50:

O fenômeno mais importante e abrangente da atualidade e sobre o qual muito se tem escrito e debatido – a globalização e sua relação com os Estados Nacionais – envolve inúmeras dimensões, às quais devemos considerar em sua historicidade. Neste sentido, podemos corretamente destacar:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14