Questões da prova URCA 2016/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

Sobre os lisossomos é correto afirmar:


Questão 62:

O acúmulo de lixo nos oceanos pode levar à perda de microfaunas e espécies que provavelmente ainda nem foram identificadas por cientistas. Cerca de um terço desse lixo encontrado é composto por plástico. Esses resíduos propiciam a intoxicação de pequenos animais que, ao ingerirem esse material, acabam trazendo danos à espécie. Isso reduz a probabilidade de sobrevivência e, em longo prazo, pode causar o colapso de determinadas populações marinhas.
(http://www.pensamentoverde.com.br/meioambiente/acumulolixoprofundezasmarriscobiodiversidademarinha/).

A respeito da notícia veiculada acima, assinale a proposição correta:


Questão 63:

Uma determinada herança genética apresenta uma característica que se manifesta em alguns homens e muito raramente em mulheres. A respeito dessa herança é correto afirmar:


Questão 64:

As raízes desempenham várias funções para a sobrevivência da planta e de uma maneira geral, ocupam um espaço muito maior que a parte aérea da planta. Com relação ao sistema radicular, é verdadeiro:


Questão 65:

São exemplos de seres triblásticos, deuterostômios com óvulos oligolécitos:


Questão 66:

Muitas plantas foram introduzidas no território brasileiro. Encontramos muitas delas causando prejuízos a muitos ecossistemas. Algumas são plantadas em áreas urbanas e rurais de forma indiscriminada e muitas vezes são distribuídas por órgãos ligados a defesa do meio ambiente. São exemplos de plantas introduzidas em território brasileiro e que não faziam parte da nossa flora, até a chegada de europeus:


Questão 67:

Com base nessa tirinha e imaginando parte de uma teia alimentar onde pássaros se alimentam de pequenos vermes que se encontram na serapilheira de um campo, podemos afirmar:


Questão 68:

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (17) que os casos de contaminação por zika vírus registrados no primeiro semestre são a "principal hipótese" para explicar o aumento da ocorrência de microcefalia na região Nordeste. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Boletim epidemiológico com dados reunidos até esta segunda (16) aponta a ocorrência de 399 casos em 2015, em sete estados (Mateus Rodrigues do G1 DF).

A respeito de mais uma doença que assola o Brasil assinale a alternativa incorreta.


Questão 69:

São exemplos de doenças causadas por protozoários:


Questão 70:

Os antibióticos atuam impedindo que bactérias se desenvolvam, seja dentro ou fora do nosso organismo. Esse processo de impedimento do crescimento bacteriano dar-se por:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12 13 14