Questões da prova URCA 2017/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

A unidade de medida composta Ns²/m, onde N=newton, s=segundo e m=metro, corresponde a uma unidade de:


Questão 2:

Um carro percorre um trecho de rodovia com velocidade constante de 60 km/h (em quilômetros por hora) durante 15 minutos. Supondo que este veículo faz nesta situação 15 km por litro de combustível então a quantidade de combustível consumido por ele neste trecho foi de:


Questão 3:

Um objeto de 1 quilograma cai livremente (a partir do repouso) de uma certa altura sob ação da gravidade e na presença de uma força de resistência do ar de 2 newtons. Considere a aceleração da gravidade como sendo aproximadamente 10 metros por segundo ao quadrado. Então a velocidade do objeto e o deslocamento percorrido por ele após 2 segundos de queda são, aproximadamente:


Questão 4:

Uma corpo de massa 1 kg e velocidade (num certo referencial inercial) de 3 m/s colide não-elasticamente com outro de 2 kg inicialmente em repouso. Após a colisão ambos permanecem juntos. Podemos notar que:


Questão 5:

Considere o valor aproximado da aceleração da gravidade como sendo 10 metros por segundo ao quadrado. O trabalho realizado pela força peso sobre um corpo de massa 1 quilograma quando este é suspenso de uma altura de meio metro para uma altura de um metro e meio, em relação ao solo, é:


Questão 6:

A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Sendo 1 atmosfera a pressão atmosférica local, um objeto a 30 metros de profundidade neste lago estará sujeito a uma pressão de:


Questão 7:

Sobre os conceitos de temperatura e calor podemos dizer que:


Questão 8:

Os fenômenos macroscópicos são, a rigor, irreversíveis a menos de situações experimentalmente controladas “quase-reversíveis”. A expansão livre de um gás, por exemplo, é um fenômeno irreversível. Um outro exemplo é a passagem espontânea de calor de um corpo para outro de menor temperatura (ou mais frio). A lei física ligada a irreversibilidade dos fenômenos macroscópicos corresponde a:


Questão 9:

Um cilindro contém um gás em baixa densidade, que podemos considerar como gás ideal. Através de um pequeno orifício no cilindro ocorre escoamento de gás para o meio externo. Suponha que um reservatório térmico em contato com o cilindro mantém constante a temperatura do gás. Sendo (P,V) e (P',V') os pares pressão-volume do gás no início e no fim deste processo onde a massa final do gás no cilindro passou a ser metade da inicial podemos dizer que:


Questão 10:

Uma pessoa em frente a um espelho plano se encontra a X metros de sua imagem produzida pelo espelho. A distância entre o espelho e a imagem é:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13