Questões da prova URCA 2017/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

Um circuito-série de corrente contínua possui uma bateria com eletromotância e=14 volts, e resistência interna r=1,5 ohm, um motor com contra-eletromotância e'=6 volts e resistência interna r'=0,5 ohm e, por fim, uma resistência externa (de uma lâmpada, por exemplo) com R=18 ohms. A corrente elétrica neste circuito tem intensidade:


Questão 12:

Uma onda eletromagnética monocromática possui comprimento de onda “L” e frequência “F”. Se “c” é a velocidade da luz no vácuo podemos dizer que “L”, “F” e “c” estão relacionados por:


Questão 13:

De acordo com as ideias de Broglie (1924), uma partícula subatômica como o elétron possui uma onda associada cujo comprimento de onda é dado por L=h/p, onde h=6,6 x 10-³4 Js (joule-segundo) é a constante de Planck. Se usarmos a expressão de de Broglie para uma partícula de 1 grama com velocidade de 1 metro por segundo encontramos um comprimento de onda:


Questão 14:

O conceito clássico de trajetória de uma partícula não é adequado para descrever sistemas subatômicos, onde devemos considerar a Mecânica Quântica. A própria ideia de localização de uma partícula é um tanto inapropriado. Ao invés da localização de uma partícula temos geralmente regiões onde há maior ou menor probabilidade de detectá-la ao fazermos uma medida. Sobre isto há um princípio segundo o qual não podemos, em um mesmo instante, determinar a localização e a velocidade da partícula com precisão arbitrária. Este princípio é o:


Questão 15:

De acordo com o modelo padrão da física de partículas um próton ou um neutron é, cada um, formado por três quarks. Um quark tipo “up” tem carga elétrica 2/3 e um quark tipo “down” tem carga elétrica 1/3 em unidades da carga fundamental. Podemos dizer que:


Questão 16:

A soma das raízes da função f(x) = ∣5x−2∣+∣x+ 1∣−5 é igual a:


Questão 17:

Um agricultor tinha 163 frutas entre laranjas e maçãs. Vendeu 2/3 das laranjas e 4/5 das maçãs e, agora, o número de laranjas supera em 1 o número de maçãs. Quantas laranjas e maçãs ele tinha?


Questão 18:

Quantos termos a soma 5+ 7+ 9+ 11+⋯ deve ter para que o total seja 2700 ?


Questão 19:

Márcio lucrou uma determinada quantia C na venda de um computador. Ele resolveu dividir essa quantia em duas partes e aplicá-las a juros simples a taxas e prazos distintos. A primeira parte foi aplicada a 10% a.m. durante seis meses enquanto a segunda foi aplicada a 24% a.a. durante um ano. Sabendo que a primeira parte rendeu R$ 66,00 a mais que a segunda e também que ela supera a segunda parte em R$ 50,00 , o valor de C é igual a:


Questão 20:

Um cone e um cilindro circulares retos têm uma base comum e o vértice do cone se encontra no centro da outra base do cilindro. Se o raio da base mede 2 cm e a área total do cone mede 4 π(√17 + 1) cm2. Calcule o volume do cilindro.


Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13